Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2011

Lavando roupas e tirando dúvidas

Achei um site superbacana, com muitas dicas e recomendo: BBEL, estilo de vida. Abaixo uma das dicas maravilhosas:

Os 5 "Nãos" na lavagem de roupa




O que não se deve fazer na hora de conservar as roupas


Os 5 Nãos na lavagem de roupa


Fazer as coisas bem feitas dá muito mais trabalho, mas também dá muito mais prazer.
Essa frase resume o que quero passar para você, com relação ao cuidado com a lavagem de roupas. Se soubermos lavá-las corretamente e quando realmente for necessário, será fácil conservar suas roupas bonitas, com qualidade, por mais tempo.
Lavagem de roupas é uma tarefa que requer algum conhecimento e não apenas jogá-las na máquina, apertar o botão e pronto, mas dentro desse conhecimento, existe também o que não deve ser feito.
Você pode achar que não tem muito tempo para se dedicar a essa tarefa, mas se ela for bem feita, você estará economizando dinheiro, pois você vai conservar suas roupas e de sua família por muito mais tempo.
A lavanderia ou local onde você cuida delas, deve ser vista como um local de renovação. Elas entram sujas e sem vida e saem cheirosas, limpinhas e bem passadas, prontas para deixarem toda sua família bem vestida e confortável.

Na hora da lavagem de roupa, o que não fazer?

1 - Não misture roupas de uso pessoal com panos de prato ou de limpeza. Regra básica. Não é higiênico você misturá-las. Lave-as sempre separadas, pois os panos de prato geralmente têm gordura e podem passar para suas roupas pessoais. Os de limpeza estão em contato com produtos químicos mais fortes e podem causar alguma alergia ou danificar o tecido, caso suas roupas se misturarem com eles.

2 - Não misture roupas muito sujas com outras peças (por exemplo, as de crianças). Quem tem criança em casa sabe o que é uma roupa suja e uma roupa muito suja. Quando a sujeira da roupa é leve, às vezes apenas de cheiro de suor e poeira, quando se misturam com roupas muito sujas, que podem ter barro, correm o risco de mancharem, dificultando muito a lavagem e o processo de retirada das manchas.

3 - Não misture com roupas de cor com roupas brancas. Roupas coloridas podem soltar tinta. Se você misturar roupas de cor com roupas brancas, provavelmente as coloridas irão manchar as brancas. E o tempo para ficarem de molho é diferente. As brancas devem ficar de um dia para o outro e as de cor, somente alguns minutos. Veja mais em Pré-lavagem.

4 - Não, ou melhor, nunca deixe de molho roupas de cor forte. Roupas de cor forte se ficam muito tempo de molho vão desbotar com certeza, e uma roupa desbotada fica com aparência de velha. Se a roupa tem cor forte, essa é sua cor de origem. Roupas que são naturalmente desbotadas já são compradas assim. Uma roupa que não tem essa característica originalmente, quando desbota parece velha. E você não vai querer que isso aconteça com as suas, certo?

Os 5

5 - Não use sabão demais, só vai dificultar a lavagem. Achar que quanto mais sabão, mais limpa vai ficar a roupa é um engano. A medida certa é o ideal. As máquinas atuais têm medidores que acompanham. Então, não tem como errar. Na hora do balde ou bacia, use o bom senso. Coloque um pouco de sabão em pó, adicione a água e mexa até obter espuma. Aí está pronto para usar.

Para conservar roupas delicadas, elas devem ser Lavadas á mão, não deixe de saber quais são essas roupas.