Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sobre roupas brancas!


TIRA-DÚVIDAS: ROUPAS BRANCAS 

Roupa branca é um negócio chato: suja com facilidade, encarde, mancha à toa... Por isso, a pedidos, eis um post especial com um pequeno almanaque para você manter suas roupas brancas sempre impecáveis!

1. Lavando roupa branca

A) Roupa comum
Roupa branca não pode ser misturada a roupas de outras cores na máquina, ou seja, roupa branca só se lava na máquina com outras roupas brancas. Entendeu, bonitona?

B) Roupa fina
Roupa fina, meu bem, você pode lavar à mão com sabão de coco (pronuncia-se côco), encarnando a lavadeira na beira do tanque cantando músicas sertanejas. Você pode lavar também na máquina de lavar, mas só se a roupa estiver dentro de uma fronha ou semelhantes, senão... já viu, né?! Adiós, roupitcha!

2. Clareando roupa branca

Para clarear roupa branca, você pode deixá-la de molho na água com um pouquinho de cloro ou outro alvejante, depois enxágue e lave normalmente. Tome sempre cuidado ao lidar com cloro, pois ele pode até rasgar a roupa. Não esqueça a roupa de molho, ok?!

A outra opção é ensaboar bem com sabão de coco e, SEM ENXAGUAR, colocar no sol. Isso se chama coarar. Depois, você pode retirar do sol, enxaguar e deixar secar NA SOMBRA.

ATENÇÃO: Cloro e água sanitária NÃO são aconselhados para clarear roupas finas, pois podem estragá-las. Para clareá-las, fique com a segunda opção.

3. Retirando manchas de roupa branca

Para retirar manchas, deixe a peça (quando digo peça, cabeção, quero dizer roupa) de molho numa bacia com água, sabão e um pouquinho de cloro/alvejante. Retire a peça, enxágue e ponha para secar NA SOMBRA.

(Obs.: Minha vó sempre gosta de enfatizar “NÃO SE COLOCA ALVEJANTE EM ROUPA ESCURA!!”)

Manchas de ferrugem, contudo, só saem com Semorin. Você deve colocar uma gotinha de Semorin em cima da mancha: ela vai sair na hora! É uma beleza! Mas enxágue logo em seguida SEM ESFREGAR, senão, vai acabar rasgando a roupa. Coloque para secar NA SOMBRA.

4. Secando roupa branca

É sempre bom lembrar que se colocarmos roupa branca para secar no sol, ela vai amarelar. Roupas brancas devem ser postas para secar na sombra. A única exceção é quando for coarar a roupa.

5. Passando roupa branca

Não se deve passar roupa branca com o ferro muito quente, pois isso resultaria em uma roupa amarelada. Quando for passar uma peça branca, passe com o ferro “morno” ou coloque um pano branco (pode ser lençol) em cima dela. No caso de roupas finas, certifique-se de que o ferro tem controle para roupas finas. Esse tipo de roupa deve ser passado com o ferro quase frio. O esqueminha do pano branco por cima também vale para peças finas, se preferir.

6. Guardando roupa branca

Para guardar uma roupa branca, você deve enrolá-la em um papel de seda azul ou em uma fronha azul para não amarelar.

É isso! Qualquer dúvida, deixe nos comentários que responderei no próximo “Tira Dúvidas”. Ah, e cuidem bem de suas roupas brancas: o branco é uma cor super elegante e combina com tudo!

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!