Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Superdicas sobre bolos

Superdicas sobre bolos

Arrefecer: Para que um bolo arrefeça rapidamente mergulhe o fundo da forma em água fria a que previamente adicionou duas colheres de sopa de sal.

Barrar : Quando uma receita recomendar que a forma seja molhada em água fria, encha a forma de água e esvazie-a só no momento em que o preparado a substitui. As formas para bolos que vão ao forno devem ser untadas com manteiga. Aquelas cujo conteúdo é para gelar devem ser untadas com óleo de amêndoas doces ou de amendoim.

Calor: Quando meter um bolo no forno, cubra-o, durante os primeiros 15 minutos, com um papel untado de manteiga, para o proteger do calor muito intenso, permitindo assim que ele cresça bem.

Claras: Se um bolo leva claras em castelo, estas devem ser adicionadas, muito levemente, à massa para que não percam a macieza.

Cortar: Quando cortar um bolo, a faca deve ser afiada e aquecida em água morna.

Decorar: Quando decorar um bolo, coloque em volta dele umas tiras de papel. Depois de decorado é só retirar o papel e a travessa continua limpinha.

Desenformar: Antes de meter o bolo no forno, se não for daqueles que tenha de crescer ou secar, coloque em cima um prato. O vapor desprendido pelo calor do forno impedirá o bolo de colar às paredes da forma.

Se o bolo se pegar à forma, coloque um pano molhado em água fria e, espremido, deixe-o ficar, durante um bocado, enrolado à forma. O bolo sairá sozinho. Em caso algum se deve desenformar um bolo para cima de uma pedra mármore. Os bolos devem ser desenformados, assim que saem do forno, para cima de uma grade para que o vapor quente saia do bolo e não o torne mole. Para se desenformarem bolos sem problema, forre previamente as formas com papel de alumínio.

Dourar: Um método eficaz para que um bolo fique dourado é besuntá-lo com uma gema de ovo. Também pode pincelá-lo com um pouco de leite. Chegam uma ou duas colheres.

Escurecer: O bicarbonato de sódio é aconselhado nos bolos de massa escura para a escurecer ainda mais.

Fermento: Nunca deve misturar o fermento com outro produto que não seja a farinha. Quando bater um bolo com batedeira elétrica, nunca junte o fermento à farinha. O fermento só deve ser posto no fim de tudo e muito levemente misturado. Quando bater demasiadamente uma massa que leva fermento, este perde o seu efeito.

Leveza : Para obter uma massa de bolos mais leve, junte uma colher de café de glicerina a cada quilo de farinha.

Nozes: Quando utilizar nozes ou frutas cristalizadas nos bolos, meta-as dentro do forno e, quando quentes, junte-as ao preparado para que não fiquem depositadas no fundo.

Preparar: Quando juntar manteiga, margarina ou qualquer outra gordura ao açúcar, deve bater a massa com força.

Quando incorporar ingredientes secos, misture-os devagar. Os ingredientes secos devem ser peneirados todos em conjunto, para o bom êxito da receita. Deve bater a massa dos bolos com uma colher de pau quando não houver batedeira elétrica. Em caso algum deve empregar, na confecção de um bolo, ingredientes quentes. Somente quando as receitas o mandam, se empregam ingredientes mornos.

Preparar: Quando um bolo ficar torrado logo no princípio da cozedura, deve cobri-lo com um papel molhado em água fria.

Quando um bolo leva a gordura no fim da preparação, esta deve estar derretida e fria para não ter que ser batida, mas sim envolvida. Para que a tigela não resvale enquanto bate o preparado, coloque-a sobre um pano úmido dobrado em quatro.

Se juntar à massa dos bolos uma colher de café para cada quilo de farinha, esta ficará mais leve. Na confecção de um bolo os ingredientes secos devem ser peneirados todos em conjunto e batidos lentamente e com cuidado.

Para que um bolo cresça, mergulhe a lâmina de uma faca em água fria e, logo que colocar a massa no forno, passe a lamina assim molhada a toda a volta da forma, como se estivesse a desenformá-lo. Meta imediatamente o bolo no forno. Depois de cozido fica maior.

Queimar: Para que o fundo de um bolo não se queime enquanto coze, salpique de sal fino a placa do forno sobre a qual vai colocar a forma do bolo. Assim, já não queima. Em vez de sal, pode também utilizar areia quente.

Temperatura : Para que um bolo fique bom, ligue o forno enquanto está a batê-lo. Não coloque o bolo no forno sem que este esteja na temperatura adequada. Para testar a temperatura do forno, meta um papel vegetal lá dentro, depois de o forno estar ligado já há algum tempo. Se, passados cinco minutos, o papel ficar na mesma é porque a temperatura está demasiado baixa. Se alourar depois de certo tempo, está na temperatura ideal para cozer bolos grandes de massa levedada, pães e brioches. Se o papel alourar em menos tempo, o forno está pronto para cozer bolachas e biscoitos. Se o papel se queimar quase imediatamente espere que esfrie um pouco. De contrário tudo o que colocar lá dentro queimará por fora e ficará cru por dentro.

Para o bolo não baixar depois de assado: não unte as laterais da forma!!!!!!!

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!