Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2013

Bolo chiffon de nozes

foto meramente ilustrativa

Bolo chiffon de nozes


Ingredientes:

Forma:
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Calda:
3/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água

Massa:
6 ovos (claras e gemas separadas)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparar:

Preaqueça o forno médio (180ºC). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de buraco no meio de 20cm de diâmetro.

Em uma panela, leve ao fogo alto o açúcar e a metade da 1/2 xícara de água, mexendo sempre até ferver. Pare de mexer e cozinhe por 5 minutos ou até a calda caramelar. Acrescente a água restante e mexa até dissolver o caramelo. Retire do fogo e deixe esfriar. Deve dar 3/4 de xícara de calda; se necessário, complete com água fria.

Na batedeira, bata as gemas com o acúcar até ficarem cremosas. Acrescente o óleo e b ata para misturar bem. Adicione a farinha de trigo alternando com a calda, sem parar de bater, até obter uma massa homogênea, com as nozes e a essência de baunilha. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve até formar picos firmes, adicione à massa com cuidado. POr último coloque o fermento em pó e misture bem.

Despeje a massa na forma e asse por 50 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia seco. Deixe amornar e desenforme. Sirva à temperatura ambiente.

Fonte: O Grande Livro de Receitas de Claudia, 2000, pag. 160.


*

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!