Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resposta às doze objeções contra a modéstia

O Padre Bruno Pelegia, S.T.D., Sacerdote Católico, Teólogo e Doutorado em Sagrada Teologia, responde a 12 objeções contra a absoluta necessidade de Modéstia no Vestuário das Mulheres


1. Que mal tem a forma como me visto?

Pode ao menos suspeitar que o fato de expor o corpo (da mulher; ou também do homem) do modo como o faz pode ser terrivelmente provocante.


2. Aqueles que me veem vestida desta maneira não são forçados a pecar!

Podemos admitir isso. Mas não deveremos nós, sempre que pudermos, reduzir as ofensas que O Nosso Divino Senhor recebe? Ai de nós se somos indiferentes neste ponto! Ai de nós se a nossa conduta, com tal indiferença, alicia os outros ao pecado! Sabemos que alguns homens de alma sã resistirão totalmente a essas mulheres provocadoras e que não só não pecarão como ganharão mérito. Outros, porém, sendo fracos, consentirão no que lhes é proibido e, segundo as Sagradas Escrituras, por os ter atraído desnecessariamente ao mal, terá parte também no seu pecado. (Mt 18,7)


3. Todas as outras moças se vestem desta maneira!


Admitimos o triste fato de muitas moças serem assim levianas. Mas, mesmo que todas elas o fossem, não deverias segui-las como um exemplo. Você não se considera capaz de tomar decisões sensatas nos seus assuntos pessoais? Então se tem a liberdade, o privilégio e o dever moral de procurar a virtude e o Céu, porque e para que seguir o "rebanho" inconscientemente? «Entrai pela Porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a Porta e quão apertado é o Caminho que conduz à Vida, e como são poucos os que o encontram!» (Mt 7,13-14). Deixe que o seu sentido de responsabilidade e de integridade a distingam do "rebanho".


4. Não pretendo ser maliciosa.

Posso até acreditar que não. Mas o prejuízo moral que estás causando vestindo-se sem se importar com as consequências é um mal pelo qual terás de responder.


5. O que importa é o coração!

Mas a Fé ...sem obras é morta em si mesma. (Tiago, 2,17) E é o nosso corpo, regenerado pelo Santo Batismo, que se torna templo do Deus Vivo, tabernáculo vivo da Diviníssima Eucaristia. A dignidade do corpo de um Cristão exige que ele se vista de maneira adequada. "Agora vós sois parte do Corpo de Cristo, e membros de um só Corpo". (1 Cor. 12,27) "Exorto-vos pois, irmãos, a que, pela graça de Deus, apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, a Quem deveis prestar serviço." (Rom. 12,1)


6. Acho que devo ser elegante e andar na moda!

Eu poderia responder-lhe que há muitas senhoras e moças bem formadas que, usando um pouco de imaginação, conseguem vestir-se com charme e com uma modéstia atraente. Mas cuidado com um estilo que, seduzindo os homens inclinados a morais corruptas, serve apenas a vaidade e o demônio,  pois é uma trágica ilusão. Não importa como mudam as modas e os gostos; a lei moral não muda nunca.


7. Muitas vezes é difícil avaliar se um vestido é modesto ou não.

Ora reflita: se suspeitas que um prato de comida está envenenado, não o serves a ninguém, com medo do mal que faria. Então, e ainda com muito mais razão de ser, não hás de agir em total segurança se, ponderando, tiveres qualquer suspeita de que a sua forma de vestir pode ser uma fonte de mal? Uma consciência íntegra não reconhecerá o pecado como o maior dos males?


8. Recuso-me a ser fanática e hipócrita!

Mas como pode ser errado agir de acordo com uma consciência íntegra que lhe diz que uma ofensa contra Deus Todo-Poderoso é verdadeiramente o maior dos males? Um fanático ou um hipócrita é uma pessoa que finge odiar o pecado e amar a Deus quando, verdadeiramente, não se importa nada com tais coisas. Mas se eu lhe peço para se importar com tudo isto, como pode ser algo de errado? Retidão – que muitas vezes requer suor, lágrimas e coragem – nunca é o mesmo que fanatismo e hipocrisia. E então os Santos que lutaram corajosamente contra a imodéstia, terão sido fanáticos e hipócritas?


9. Os homens gostam mais de mim assim.

Isso pode ser verdade para os homens que preferem um pouco de prazer à amizade de Deus, mas já não é verdade para os homens que vivem de acordo com uma consciência reta. Além disso, lembre-se que é a Deus que um dia terás de prestar contas, não aos homens.


10. O que é lindo é para se ver!

Eu poderia contrapor dizendo que "quando a beleza física é por demais mostrada, perde o seu encanto". Além disso, há uma beleza física que não pode ser exposta sem daí advir uma atração que tenta os homens a satisfações proibidas. Por outro lado, se pensas na beleza que há em mostrar as pernas, porque é que nunca pensastes na beleza que existe em mostrar uma Modéstia Cristã e uma solicitude com o bem das almas?


11. Mas eu tenho muito calor!

É claro que consegues aguentar o calor quando quiseres! Com certeza uma boa consciência é digna de um pouco deste tipo de sofrimento. Muitas almas boas fazem o sacrifício de aguentar o calor de bom grado, com a intenção de oferecerem essa penitência a Deus. Mas – é triste dizê-lo – durante o tempo quente algumas moças e senhoras vão escassamente vestidas à Santa Missa e a outras reuniões da Igreja, elas que, no entanto, se vestem com modéstia quando trabalham num escritório onde recebem todo o tipo de pessoas, quando são professoras, ou quando trabalham em salões de venda onde devem atender todo o tipo de clientes.


12. Eu possuo livre arbítrio e posso tomar decisões em liberdade!

Certamente não queres ir para o Inferno; e para merecer ir não é preciso ser-se um criminoso 'com a cabeça a prêmio! É preciso muito menos que isso: basta cometer pecados mortais contra qualquer dos Mandamentos da Lei de Deus! E eu tenho mil maneiras para a impedir de ir para lá; eu mesmo para lá irei, se não tentar salvar os outros de lá caírem.

Se pretende ser Cristã de fato e não apenas de nome, se queres ajudar e não impedir a ação da Graça para reformar as consciências, se amanhã não quer sentir remorsos nem o peso da culpa, redobre então o cuidado para se vestir seguindo a Modéstia Mariana,

...para poder mostrar-se como uma mulher cristã e não apenas como uma simples armadilha para os homens;

...para poder elevar-se e inspirar um amor casto, e não incitar a prazeres proibidos.

Permita Deus que a sua consciência, agora bem esclarecida, a guie e que nada a desvie, com enganos, da sua vocação à Santidade, Pureza e Eterna Salvação!

Fonte: Fátima.org



Ver também o PDF "Nossa Senhora veio pedir MODÉSTIA NO VESTIR".



Informe seu e-mail para receber as publicações:
  Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!