Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Algumas instruções sobre a Quaresma




Algumas instruções sobre a Quaresma


São 46 dias, da quarta-feira de cinzas ao Sábado Santo.

Dias de jejum com abstinência de carne:
- Quarta-feira de cinzas.
- Sextas-feiras da Quaresma.

Dias de jejum sem abstinência de carne:
- Quartas-feiras da quaresma
- Quinta-feira Santa


Da cerimônia das Cinzas tira o nome o primeiro dia da Quaresma. Símbolo de penitência são as cinzas, tanto no antigo Testamento como na lei nova.

- Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te tornarás;
- A cinza lançada neste dia sobre nossas cabeças pelos sacerdotes, será para aplacar a cólera do Senhor, e valer-nos as suas graças e favores, excitando em nossos corações sentimentos de verdadeira penitência.
- Reformemo-nos exteriormente com modéstia no vestir, na cinza, no cilício; jejuemos com o sentimento de sincera contrição, emendemos as culpas de nossa ignorância ou fraqueza, e mormente da nossa malícia, sem mais adiar nem esperar que nos pode a morte apanhar desprevenidos.

Neste tempo sagrado, substituindo a Igreja o luto às profanas alegrias, bradando a Deus a implorar seu auxílio, a pedir-lhe a conversão dos pecadores, exorta-nos, e como que nos obriga, a entrarmos em conta conosco.

Façamos-Lhe a vontade, cumpramos com o preceito do jejum, e juntemos a essa penitência exterior a do coração, sondando o abismo de nossa consciência, lavando os pecados nas lágrimas da compunção e no sangue de Cristo, frequentando mais os sacramentos e a Santa Missa (na medida do possível), apliquemo-nos à lição espiritual, à oração, à consideração das verdades eternas, à prática de boas obras, façamos esmolas mais generosas, sirvam as nossas privações para o sustento do pobre. Desta sorte apagaremos, nestes dias da salvação, nossas culpas passadas, e nos fortaleceremos contra as tentações futuras.

Foi religiosamente praticado este jejum desde o tempo dos Apóstolos. Que vergonha para nossa tibieza e covardia a piedade e rigor dos primeiros cristãos!

Unamos cada dia nosso jejum ao de Cristo Senhor Nosso, em testemunho de nossa obediência à Igreja nossa Mãe, do nosso agradecimento por tantos benefícios, para a expiação dos nossos pecados e dos de nossos irmãos, para alívio das almas do Purgatório, e para alcançar a graça de livrar-nos de tal pecado e de praticar tal virtude.

Quando jejuamos, apresentemos o semblante alegre e satisfeito; não vão pensar que é só tristeza e melancolia a obra da nossa salvação. Conhecedor da insignificância das suas austeridades, o verdadeiro penitente não quer perder-lhes o merecimento fazendo delas ostentação.

A Igreja reprova os ruins sentimentos que poderiam inutilizar nossos jejuns, como, por exemplo, a ostentação, o rancor, a hipocrisia, etc. Cuidemos em não fazermos bem com esperança dos louvores dos homens. Prescreve-nos o Divino Mestre, juntamente com o jejum, o desapego dos bens terrestres. Pouco caso faz o justo dos bens presentes; só pelo Céu trabalha, onde está seu tesouro, e, portanto, seu coração.

Oh! Que prudente e que ditoso quem a nada se prende neste mundo, onde é estrangeiro, mandando todo o fruto de seu trabalho para o Céu, sua verdadeira e eterna pátria!

Pura deve ser a nossa intenção no exercício dessas práticas; só de Deus esperamos o prêmio, só em Deus fitemos nossas vistas.



Texto adaptado, extraído do Goffiné.


***


***



Para maior glória de Deus, a PLANILHA abaixo foi feita para nos auxiliar na prática das recomendações da Quaresma. Poderemos anotar a cada dia o que pretendermos oferecer a Nosso Senhor, nossas práticas de jejuns, penitências, mortificações, sacrifícios e tribulações e etc. Que seja esta a melhor Quaresma!

Que Nossa Senhora das Dores nos ajude a nos empenharmos ao máximo para reparar nossos pecados e acompanhar Nosso Senhor Jesus Cristo até o fim.

Viva Cristo Rei!

















***

Recapitulando:


  1. Algumas Instruções sobre a Quaresma http://judamore.blogspot.com.br/2016/02/algumas-instrucoes-sobre-quaresma.html 
  2. Mais algumas instruções sobre a Quaresma:  http://judamore.blogspot.com.br/2016/02/mais-algumas-intrucoes-sobre-quaresma.html
  3. Para a Santificação da Quaresma http://judamore.blogspot.com.br/2016/02/para-santificacao-da-quaresma.htmlOu aqui: http://farfalline.blogspot.com.br/2016/02/sugestoes-do-rev-pe-cardozo-para-quaresma.html.  
  4. (Uma) Ajudinha para a sua Quaresma - http://farfalline.blogspot.com.br/2013/02/uma-ajudinha-para-sua-quaresma.html
  5. Calendário Permanente de Penitências para a Quaresma: http://farfalline.blogspot.com.br/2012/02/quaresma-2012-calendario-permanente-de.html
  6. (O) Ciclo da Páscoa - http://farfalline.blogspot.com.br/2011/03/ciclo-da-pascoa.html.  
  7. (Aos) Domingos não se faz penitência - http://farfalline.blogspot.com.br/2017/01/aos-domingos-nao-se-faz-penitencia.html - NOVO
  8. Fioretti - Ato Devocional - http://farfalline.blogspot.com.br/2017/01/fioretti-ato-devocional.html NOVO
  9. Preparando a Páscoa - http://farfalline.blogspot.com.br/2014/01/preparando-pascoa-2014.html. Em espanhol: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/01/preparando-la-pascua-2014.html
  10. Quando começa e quando acaba a Quaresma? - http://farfalline.blogspot.com.br/2014/02/quando-comeca-quaresma-e-quando-acaba.html
  11. Quaresma, tempo de preparação: http://farfalline.blogspot.com.br/2014/02/tempo-de-preparacao.html.(incompleto). 
  12. Receita para as sextas-feiras (abstinência): http://farfalline.blogspot.com.br/2011/12/receita-para-sexta-feira.html.
  13. Sobre Quaresma, Jejum, Abstinência & Têmporas: http://farfalline.blogspot.com/2015/02/sobre-quaresma-jejum-abstinencia-temporas.html   
  14. Instruções sobre a Quaresma: http://farfalline.blogspot.com.br/2015/02/instrucao-sobre-quaresma.html.








Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!