Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Da paciência nas operações dolorosas... Pensamentos Consoladores de São Francisdo de Sales







Conceda-nos Nosso Senhor o seu Santo Espírito para sofrerdes tudo segundo a sua santa vontade.

Refiro-me à vossa perna doente, que convém operar, e não será sem grandes dores. Mas, meu Deus! que provas que nos dá a vossa vontade nestas ocasiões! Oh! Coragem! Pertencemos a Jesus Cristo; eis que Ele nos envia a sua vestimenta. Suponde que o ferro que atravessará as vossas carnes é um dos cravos que trespassou os pés de Nosso Senhor.


Oh! Que felicidade! Escolheu para si estes favores e amou-os tanto que os levou ao paraíso e eis que agora vos faz deles participante. Porém dizei-me que não podeis servir a Deus enquanto estais doente; e eu respondo-vos: Quando é que Nosso Senhor prestou o maior serviço a seu Pai? Sem dúvida, quando esteve pregado na cruz, tendo as mãos e pés atravessados por cravos. Foi este o maior ato do seu serviço. E como o servia? Sofrendo e oferecendo; os seus sofrimentos tinham uma suavidade imensa perante seu Pai. Eis pois o serviço que fareis a Deus na cama, sofrereis e oferecereis as vossas dores à sua Majestade; Ele estará convosco nessa tribulação e vos consolará.


Eis que vos chega a cruz; abraçai-a e amai-a por amor d'Aquele que vô-la envia. Davi aflito dizia a Deus: "Calei-me e nada disse, porque fostes vós, ó! Meu Deus que me enviastes o mal que eu sofro", como se dissera: Se uma outra pessoa e não vós ó! Meu Deus, me tivesse enviado essa aflição, não a estimaria mas rejeita-la-ia mas visto que fostes vós, calo-me aceito-a e honro-a.


Aceitai da sua mão o sofrimento:

1º - Como se o visses impô-lo na sua fronte.

2º - Oferecendo-vos para ainda sofrerdes mais.

3º - Pedindo-lhe pelos méritos dos seus tormentos que aceite esses pequenos incômodos, em união com as penas que sofreu na cruz.

4º - Protestando que quereis não só sofrer, mas amar os sofrimentos como vindos duma tão santa mão.

5º - Invocando os mártires e tantos servos e servas de Deus que gozam no céu por terem sido muito afligidos neste mundo.


Estamos unicamente neste mundo para trazer o doce Jesus na boca, anunciando-o; nos braços, praticando boas obras; aos ombros, suportando o seu jugo, securas e aridez, tanto nos sentidos exteriores, como nos interiores. 

Oh! como são felizes os que o levam doce e constantemente! Mas eis um bálsamo precioso para aliviar as vossas dores. Tomai todos os dias uma ou duas gotas de sangue que destilam das chagas e dos pés de Nosso Senhor; tomai-as para meditação, e mergulhai, com a imaginação, os vossos dedos neste licor, aplicando-o aos vossos males, invocando o doce nome de Jesus, e vereis como diminuem as vossas dores.


A obediência que tiverdes ao médico será infinitamente agradável a Deus e levada em conta no dia do juízo. 

Enquanto estiverdes aflitos no leito terei para convosco uma reverência extraordinária, como a uma pessoa visitada por Deus, vestida com as suas vestes e sua esposa especial. Quando Nosso Senhor estava pregado na cruz, foi aclamado rei pelos seus próprios inimigos; e as almas que estão na cruz são rainhas.


São Paulo que estivera no Céu, e nas felicidades do Paraíso, não estava contente senão nas enfermidades e na cruz de Nosso Senhor.

Quando tiverdes a perna ferida dizei com o mesmo Apóstolo: "Ninguém me venha molestar nem perturbar, porque tenho os sinais do meu Senhor no meu corpo."

Oh! perna, que sendo bem empregada, vos levará mais depressa ao céu do que a mais sã do mundo!


O Paraíso é uma montanha, para a qual se caminha melhor com as pernas quebradas e rasgadas do que com elas inteiras e sãs."




Pensamentos Consoladores de São Francisco de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.