Pesquisar este blog

domingo, 9 de abril de 2017

INSTRUÇÃO SOBRE A SEMANA SANTA







Vários nomes tem a semana da Dominga de Ramos ao Sábado Santo.

Chamam-na de A Grande Semana; duas grandes semanas há na duração do mundo: a primeira quando Deus criou o universo, cujos dias foram todos assinalados com milagres da onipotência; a segunda, em que Deus reparou e como que recriou a Sua obra, a purificou e restaurou na primitiva santidade, pelo sangue e morte do seu Filho, e esta, merece incomparavelmente mais que a primeira o nome de grande.

Chamamo-la de grande, diz São João Crisóstomo, não que tenha mais dias que as outras semanas, nem nos dias mais horas, mas pelos muitos e grandes mistérios que nela celebramos; nestes dias, com efeito, foi destruída a tirania do demônio, desarmada a morte, apagados o pecado e a maldição, o Céu aberto. Nela também são mais demorados os jejuns e as vigílias, mais amiudados os ofícios religiosos.

Chama-se a semana dolorosa, por causa das penas e sofrimentos do Salvador; semana de indulgências porque nela recebiam os penitentes a absolvição, e eram admitidos a comungar com os fiéis; semana de Xerophagia, porque só comiam nesses dias alimentos secos, sem adubo algum. Esa uso universal outrora, comer só pão com água e algumas ervas nos últimos três dias.

Semana Santa nós a chamamos pelos santos mistérios nela comemorados e pelas santas disposições com que a celebramos; prevaleceu esta última qualificação: mostrem as nossas obras que foi bem dado o nome. Lembremo-nos dos exemplos dos nossos pais.

Outrora eram todos de festa os dias desta grande semana, e também os da seguinte.

Eram proibidos os trabalhos servis, o negócio e as demandas,  e confirmaram essas disposições da Igreja os decretos dos Imperadores Romanos.

Devemos perdoar-nos mutuamente, reconciliar-nos e esquecer todo rancor, se queremos participar das graças que nos mereceu a Paixão de Cristo, Senhor Nosso, e celebrar dignamente a Páscoa.



Excerto do Goffiné, pág. 455


Leia mais:

VÍDEOS PARA LA SEMANA SANTA






 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.