Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 5 de setembro de 2017

De outra precaução que a inteligência deve tomar, para ter discernimento claro.




"Outra coisa de que a inteligência se deve precaver é da curiosidade. Porque, se enchermos nossa inteligência de pensamentos vãos e nocivos, torná-la-emos incapaz de aprender o que é estritamente necessário para a nossa fortificação e perfeição. Pelo que, deves fazer-te de morta para qualquer investigação das coisas terrenas, se são desnecessárias, ainda que lícitas. 


Restringe sempre, quanto é possível, a tua inteligência, e ama torná-la pobre. Não procures saber das notícias e das novidades do mundo, pequenas ou grandes. Faz como se elas não existissem. E, se ouves alguém contá-las, opõe-te a isto e afasta-as para longe de ti.

O desejo de compreender as coisas celestiais te torne sóbria e humilde, e não desejes outra coisa mais do que conhecer Cristo Crucificado, Sua vida e Sua morte, e aquilo que Ele pede. Tudo o mais, afasta de ti, pois Deus ama aqueles que somente procuram as coisas que sejam úteis para louvar a Sua Divina Misericórdia e cumprir a Sua Vontade. 

Qualquer outra novidade ou pergunta é amor próprio, soberba e laço do Demônio. Se seguires estes conselhos, poderás escapar de muitos perigos. Porque, quando a serpente maligna vir que a vontade dos que caminham na vida espiritual é forte e inabalável, tentará abater a inteligência, a fim de se tornar senhor da inteligência e da vontade. 

Muitas vezes, o mau espírito infunde à alma sentimentos elevados e curiosos, máxime às pessoas muito inteligentes, e que facilmente se envaidecem. E tudo para que, entretidos no gozo e na consideração daqueles sentimentos em que, erradamente, julgam contemplar a Deus, se esquecem de purificar a alma e de cuidar do conhecimento próprio e da própria mortificaçãoAssim, colhidos nos laços da vaidade, tornam-se ídolos de sua própria inteligência. Depois, aos poucos e sem que eles mesmos o percebam, julgarão que podem prescindir do conselho e dos ensinamentos dos outros, pois já estão acostumados a recorrer ao seu ídolo: ao próprio juízo.

Opõe-te a tão perigosa soberba, antes que ela tome posse de ti, inteiramente. Não confies na agudez de tua inteligência, mas sujeita-te ao parecer dos outros mais que ao teu. Enlouquece por amor de Deus, e serás mais sábia do que o mesmo Salomão."



Excerto do livro "Combate espiritual e o Caminho para o Paraíso"
do Ven. Servo de Deus PADRE LOURENÇO SCÚPOLI


 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!