Pages

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS!

clique na imagem

ATÉ DIA 2 DE JANEIRO DE 2013, SE DEUS QUISER

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pão doce de Santa Luzia

Receita testada

Hoje é o dia de Santa Luzia e aqui vai outra receita.


PÃO DOCE DE SANTA LUZIA


Ingredientes:
  • 1 xic. de água com 2 ovos (colocar primeiramente os ovos e completar com água).
  • 1 xic. de leite condensado.
  • 3 colheres (sopa) de margarina.
  • 1 colher (chá) de sal.
  • 4¹/² xic. de farinha de trigo.
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo.

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes pela ordem. Misture tudo, intercalando a sova com o descanso para crescer. Depois dê uma forma que queira e leve ao forno, médio, por uns 30 a 35 minutos. Quando estiver dourado, verifique e tire do forno.



Pãezinhos de Santa Luzia

Hoje é o dia de Santa Luzia e aqui vai outra receita.


Pãezinhos de Santa Luzia


INGREDIENTES:
- xícara medidora de 240ml
  • 375ml de leite integral
  • 1 pitadinha de filetes de açafrão
  • 2¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
  • ¼ xícara (56g) de manteiga, derretida e ainda morninha
  • 350g de farinha de trigo
  • 150g de farinha de trigo integral
  • 1 colher (chá) de cardamomo moído
  • 4 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 24 cerejas secas (o dobro caso sejam muito pequeninas) – caso não encontre cerejas, use passas escuras
  • 1 ovo adicional, levemente batido com um garfo, para pincelar os pães

MODE DE FAZER:
  • Em uma panelinha, aqueça o leite e o açafrão até que o leite comece a ferver. Desligue e espere amornar. Coloque o fermento seco em uma tigela grande, despeje o leite por cima e misture com um garfo. Junte a manteiga. Acrescente as farinhas, o cardamomo, o açúcar, o sal, o ovo e a baunilha e misture com uma colher de pau até que uma massa comece a se formar. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos ou até que a massa se torne homogênea e elástica – como ela é bem grudenta no início, uma espátula (bench scraper) pode ser útil no início da sova; eu usei a Kitchen Aid e o batedor em formato de gancho para todo o processo e acrescente 1 colher (sopa) de farinha comum à massa porque achei que estava líquida demais mesmo depois de ter sido sovada por um tempo. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, de 1 hora a 1 hora e meia.
  • Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
  • Dê um soquinho na massa para extrair o excesso de ar e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada. Sove levemente e forme um cilindro com a massa. Corte o cilindro em 12 partes iguais. Forme uma bola com cada porção de massa e, em seguida, molde um cilindro com elas. Forme um “S” com cada cilindro de massa e coloque-os na forma preparada, deixando um espaço entre eles para que possam crescer. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho – 20-30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
  • Espete uma cereja seca (ou duas, caso sejam muito miúdas) em cada junção do “S” nos pãezinhos e pincele-os com o ovo batido. Asse por 20-30 minutos ou até que dourem e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.

Rend.: 12 unidades

sábado, 1 de dezembro de 2012

Crochet: Guirlanda para o natal

Guirlanda para o Natal



clique na imagem para ver melhor


via CROCHE DA ANJINHA de croche da Anjinha em 16/10/10

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Torta Salgada Edina da Mamãe Edir

Alessandra e mamãe Edir
Hoje foi uma receita e dois pratos! Explico. Para o almoço, fiz o recheio a base de frango; para o jantar, a base de bonito¹ (não tinha sardinha na dispensa). Ficarei devendo as fotos de ambos! 

A receita é de uma torta de liquidificador que é um arraso! A massa é lisinha, e o resultado impressionante. A de frango derretia na boca. A de bonito só saberei amanhã, se sobrar! Não estou jantando. 

Devo confessar que, na primeira receita (de frango), cometi um errinho: esqueci do fermento!!! Sem estressar, coloquei as duas colheres em um pouco de água e esparramei em cima da massa, furando aqui e ali com o garfo para o líquido descer quase homogeneamente. Não sei se foi isso, mas estava muito bom! 

Na segunda receita, esqueci o sal, mas nãof ez falta, pelo contrário, André achou que ficou mais salgada que a de frango. Deve ser o Bonito... A aparência ficou um pouco diferente, mas talvez se deve ao fato de ter utilizado uma forma redonda, de lateral ondulada, própria para torta doce. Na primeira foi uma forma com furo no meio. 

Onde achei a receita? É do caderno de receitas de minha cara sogra, tão cara que a chamo de mamãe: a mamãe Edir! Quem fez para nós, quando estivemos em Guarulhos, para as férias, em outubro, foi a Alessandra, a maninha de André. Ficamos impressionados com a rapidez e com o resultado. Eu voltei antes para casa, porque tinha um importante casamento em família, que não perderia por nada. André ficou mais duas semanas, e eu não tive dúvidas, pedi a ele que copiasse a receita e me enviasse!!! 

Para a torta de frango, eu desfiei o frango assado que sobrou de ontem, porque o povo aqui de casa não gosta de comê-lo "dormido". Acrescentei uma lata de seleta de legumes e algumas alcaparras (eu amo!). Na massa, eu acrescentei um pacotinho de queijo parmesão ralado.

Na torta de bonito, também acrescentei o queijo ralado à massa, e cebolinha cortadinha no recheio. Vc pode escoar o óleo da latinha antes de abri-la completamente e substituir, com ele, uma parte do óleo que vai na massa, ficará com um gosto particular! Mas tome cuidado ao acrescentar o sal

Uma dica da Alessandra: bater primeiro os líquidos e depois os sólidos. Não sei se muda algumas coisa, mas fiz e ficou ótimo!!! Continuarei a fazer assim. 

André e Carla acabaram de jantar e... amaram! Ambos acharam que a massa da torta de bonito ficou melhor que a de frango. Não sei, visualmente gostei mais da de frango. Amanhã poderei comparar os gostos!

Enfim, aqui está a receita.


Torta Salgada Edina da Mamãe Edir


Ingredientes:4 ovos
2 Copos de farinha de trigo
2 Copos de Óleo
2 Copos de Leite
2 Colheres de Fermento
1 Colher de Sal


Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Recheio a Gosto.
Coloque metade da massa o recheio e o restante da massa por cima.
 

Obs.  Forma untada com manteiga e farinha

Sugestão de recheio:2 Latas de sardinha
1 lata de ervilha


Coloque o óleo da sardinha em um pouco de óleo comum frite a sardinha, adicione cheiro verde e a ervilha.

_
¹ Bonito é um peixe, vem em lata como o atum. Eu achei mais saboroso. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Carne Louca!

Prato de hoje! Testado e aprovado! 

 

Foto meramente ilustrativa

Carne Louca

Leva vinho tinto, molho inglês, azeitonas, alcaparras e pimentões

ingredientes


1 kg de acém cortado em 3 partes no sentido da largura
1 colher (sopa) de alho amassado
1 xícara (chá) de cebola picada (150 g)
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 xícara (chá) de vinho tinto seco (240 ml)
500 ml de água (2 xícaras de chá)
1 colher (sopa) de molho inglês
½ xícara (chá) de azeitona verde picada (65 g)
½ xícara (chá) de azeitona preta picada (65 g)
½ xícara (chá) de alcaparras (85 g)
1 xícara (chá) de cebola fatiada finamente (100 g)
½ xícara (chá) de pimentão verde fatiado finamente (50 g)
½ xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado finamente (50 g)
salsinha picada a gosto

modo de preparo


1°- Numa panela de pressão, coloque 1 kg de acém cortado em 3 partes no sentido da largura, 1 colher (sopa) de alho amassado, 1 xícara (chá) de cebola picada, 2 folhas de louro, 1 cubo de caldo de carne, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada, 1 xícara (chá) de vinho tinto seco, 500 ml de água, 1 colher (sopa) de molho inglês, ½ xícara (chá) de azeitona verde picada, ½ xícara (chá) de azeitona preta picada e ½ xícara (chá) de alcaparras tampe e leve ao fogo médio por 1 hora contando após pegar pressão.

2° - Depois deste tempo, desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela e coloque 1 xícara (chá) de cebola fatiada finamente, ½ xícara (chá) de pimentão verde fatiado finamente e ½ xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado finamente. Volte ao fogo baixo e com uma colher de pau vá mexendo até a carne ficar totalmente desfiada e os temperos incorporados. Salpique salsinha picada a gosto e sirva em seguida com pão francês.

1h 15min
8 porções

Fonte

sábado, 6 de outubro de 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quer ganhar uma máquina de costura?


Noticia boa a gente tem mais é que espalhar, não acha? Pois então, pra você que tem mãos de fada, coração de anjo e ama projetos artesanais vai aqui uma dica imperdível. Participe do concurso Eu amo costurar - Lu Gastal e concorra a uma máquina de costura eletrônica Singer com 91 pontos, vários acessórios e 10 metros de tecidos Fernando Maluhy. Clique no link leia com atenção o regulamento, participe e boa sorte.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Verifique se seu blog (blogspot/Google) está com vírus

Para descobrir se seu blog está com vírus, digite na barra de navegação de internet: 
http://www.google.com.br/safebrowsing/diagnostic?site=seublog.blogspot.com 

Exemplo: http://www.google.com.br/safebrowsing/diagnostic?site=http://judamore.blogspot.com/  

Depois clique Enter e o Google fará a verificação, mostrando um relatório dos últimos 90 dias. Foi neste relatório que descobri que um blog que estava em minha lista de favoritos (blogroll) está infectado. Por isso que meu blog mostrou possível ameaça de vírus, porque se você tem em seu blogroll um blog/site que esteja listado como suspeito, o simples nome e link deste blog/site dispara o alerta vermelho contra seu blog. 
 
Então imediatamente retirei o link que levava ao referido blog infectado e com isso o problema está resolvido. Eu aconselho a todas blogueiras e blogueiros que façam esta verificação em seus blogs!
Cliquem na foto para ver como é o relatório:
 

Uma dica: se seu blog/ site estiver com vírus, visite o link abaixo  que explica como resolver com a ferramenta para Webmasters do Google:

Meu blog está limpo! Espero que esta postagem ajude a quem está com este problema.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tiras de Contra-Filé a Rockford

receita não testada ainda

Tiras de Contra-Filé a Rockford

Por Sergio Coelho

Ingredientes:
1 kilo de contra-file em tiras
3 cebolas em rodelas
2 pimentão vermelho em rodelas
1 dose de cachaça germana
1/4 xicara de vinagre
sal
alho
pimenta
oleo

Preparo:
 
Fritar a cebola até dourar (reserve).
Fritar o pimentão (reserve).
Fritar a carne com o alho , sal e pimenta.
Juntar a carne a cebola,o pimentão ,adicionar a cachaça.
Deixe a cachaça evaporar por completo.
Coloque o vinagre misture tudo.
Cozinhe mas 5 minutos.
Sirva em seguida.
 
Fonte

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rosca de Mandioca

Receita não testada ainda


Rosca de Mandioca


Ingredientes: 
1/2 quilo de mandioca cozida e amassada; 
2 tabletes de fermento para pao; 
1 colher (sopa) de acucar; 
4 colheres (sopa) de gordura; 
1 xicara de leite; 
1/4 de xicara de agua morna; 
4 ovos; 
1 colher (cha) de sal; 
Erva doce a gosto; 
Farinha de trigo que de para amassar a rosca. 

Preparo: 
Dissolver o fermento na agua morna com o acucar. Tampar e deixar crescer por 10 a 15 minutos. Numa vasilha a parte, bater as claras de 3 ovos em neve, acrescentar as 3 gemas e bater mais um pouco. Acrescentar aos ovos, a mandioca, o fermento dissolvido, o leite, o sal, e a erva doce e mexer bem. Acrescentar aos poucos a farinha de trigo peneirada, ate poder amassar e sovar, ficando uma massa lisa e macia, sem grudar nas maos. Deixar crescer tampada, ate dobrar de tamanho. Amassar novamente ate ficar lisa. Formar a rosca como desejar e deixar crescer tampada ate dobrar de tamanho novamente. Pincelar com gema e levar ao forno para assar. Retirar das formas assim que sair do forno e deixar esfriar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dica: Ervinhas na xícara e vidros

Ervinhas na xícara e vidros

Nada como colher na hora, ervinhas aromáticas e poder usá-las para o que se está preparando na cozinha. Eu tenho meus temperinhos no parapeito da janela e não vivo sem eles. É muito bom ter salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, sálvia e hortelã, sempre à mão! A sugestão abaixo confirma que falta de espaço não é desculpa, qualquer pessoa pode ter uma hortinha improvisada. Ideia encontrada no  Sweet Paul Magazine.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dica: Chapa furadinha

Chapa furadinha


Todo mundo já viu aquelas chapas furadinhas, que eu não sei o nome correto e chamo de eucatex. Aqui em casa apareceu uma, não lembro a troco de que, que tá guardada atrás da máquina de lavar. Acho que uma vez a gente comprou pra prender ferramentas e acabamos não usando. Acho que foi isso. Agora, depois destas sugestões incríveis, minha chapa vai correr pro abraço! 


Você pode pintá-la e usar na entrada de casa, pra colocar as chaves, correspondências e afins.


Pode usar no quarto do bebê, perto do trocador, pra deixar tudo a mão.


Se você tem uma parede dando sopa na cozinha, sem armários, a chapa pintada de branco vai fazer toda a diferença no quesito charme.


A lavanderia, pelo menos na minha casa, é totalmente sem graça.Taí uma ideia que pode mudar esta característica: deixar penduradinho aquilo que mais se usa, sem ficar com cara de cômodo deixado de lado.

Enfim, são tantas as possibilidades, que é impossível achar que as chapas furadinhas devem ir pro lixo!







sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cada um borda como sabe...

De um blog russo: Carl Lane, uma artista de verdade


 (700x468, 186Kb)
 (700x468, 227Kb)
 (700x468, 183Kb)
 (700x468, 175Kb)
 (700x468, 228Kb)
 (700x468, 216Kb) (648x512, 133Kb)
 (699x466, 81Kb)
 (460x345, 197Kb)
 (409x545, 203Kb) (525x700, 77Kb)
 (540x698, 80Kb)
 (700x468, 214Kb)
 (534x395, 110Kb)
 (468x699, 72Kb)
 (700x468, 178Kb)
 (550x370, 46Kb)
 (700x525, 257Kb) 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jardinagem: vamos fazer um terrário?

COMO FAZER UM TERRÁRIO








O QUE IRÁ USAR :

1 vidro de boca larga
1 xícara de pedrinhas para aquário
1 xícara de carvão vegetal
3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
2 ou 3 mudas de plantas diferentes
Plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
Elástico para fechar
1 xícara de água filtrada

1ª camada as pedrinhas para aquário

Antes de iniciar toda a prepapação,você deverá lavar bem o vidro com água e sabão,após secar passe álcool e então inicie as as 3 camadas.que representam de maneira simplificada as condições ideais do solo.

2ª camada o carvão vegetal

3ª camada terra adubada

Então faça buracos nessa ultima camada e plante as mudinhas,regue tampe e lacre com o plástico.

DICAS :
Molhe cuidadosamente o terrário,depois de tampado e bem lacrado o terrário tem de receber luz,porém não deve ficar exposto diretamente ao sol.
Acompanhe o fenômeno : uma vez lacrado,instala-se o ciclo,a água penetra na planta pela raiz e é liberada or meio das folhas pela evaporação.Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro,quando a umidade chega ao ponto de saturação ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.


fonte:Professor Carlão

Existem dois tipos de terrário,o "fechado" que é esse acima e o "aberto",o aberto é mais fácil de manter pois permite a evaporação da água da rega.Já o fechado é um micro ambiente que se mantém sozinho,ou seja,uma estufa que "se rag" da própria evaporação do solo.è um desafio pois deve se escolher muito bem o tipo de planta,para que a evaporação seja regular,pois se houver muita umidade as plantas podem apodrecer.



O abertos são mais decorativos e uma maneira linda de ter um verde em casa,siga o mesmo procedimento de camadas do terrário fechado,só que as plantas usadas não precisam ser tão específicas quanto do terrário fechado,aqui nesses terrários abertos foram usadas suculentas e cactos,observem que além de decorar os terrários abertos você também poderá finalizar com uma leve camada de pedrinhas,mas poderá fazer só as camadas antes mensionadas.

 Não precisa (nem deve) regar muito,uma vez ao mês será o suficiente.


Se você já tem cactos e suculentas em casa ficará mais fácil.

BOM TRABALHO !!!

via Lúcia Borcem de Lúcia Borcem em 06/11/10

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dica: reciclando lâmpadas


Lâmpadas

 

A lâmpada queima, você tira do soquete e joga fora, certo? Que tal fazer algo decorativo com elas?


Minúsculos e originais terrários, com direito à um cogumelo fake nesta daqui...



E um pequeno jacaré nesta outra.


Lâmpadas podem virar vasos inusitados...



Como este aqui, com uma hortelã crescendo dentro.



Fotos: Apartment Therapy

via CASA COISAS & TAL de Flavio Zaninelli em 27/10/10