Pages

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Relatividade do pudor?





Relatividade do pudor?

(Recado para as mães)


"Não gosto de ver-te assim, mãezinha..."
Dizia uma piedosa menina, arrepanhando, os decotes no vestido materno. A própria mãe da santa menina conta-nos o fato, ao mesmo tempo instrutivo. Por entre carinhosa e escandalizada, a pequena corrigia uma exibição condenável.

Nas portas das igrejas pode-se ler com freqüência (*) a frase de uma carta de Pio XII:

"Os direitos da alma estão acima dos direitos da moda".

Não será tempo perdido repeti-la em casa, ou mandar escrevê-la nos guarda-roupas das filhas. Nada de relatividade do pudor. Um no inverno, outro no verão. Uma na cidade, outro nos salões, nas praias. Toda família que não vive na lua sabe muito bem do plano destruídoracabar com o pudor, perverter a mulher, torná-la insensível ao perigo para corromper a sociedade.

Ora, dar auxílio a tal plano é trair a Religião e a Igreja. Nem entendo como ainda se tenha de andar provando tudo isso a mães, que são responsáveis pela conduta dos filhos.

Não é de hoje que a Igreja vive alarmando as consciências. Aos maridos Pio XII recorda que também eles não podem nem devem vestir suas esposas de modo incoveniente e exibi-las em salões, a pretexto de que são senhoras casadas.

O casamento não dispensa o pudor, nem garante contra infidelidade do espírito, do coração e do corpo. Bem pode estas aparecer na aproximação indevida de um fraco ou perverso, provocado pela falta de pudor da esposa mal vestida.

Mais ainda. Como irá ter delicadeza e intuições de pudor, com respeito às filhas, a mãe que não se respeita no trajar? Não adianta alegar posição social. Nossa primeira e mais fidalga posição é a filiação divina, adquirida ao batismo pela graça.

Terá autoridade moral para impor quem for remissa em dar exemplo de recato?
Nossa menina, com sua alma delicada, tinha visão dos puros. Olhos puros enxergam melhor, notam mais depressa a ronda do mal.

Logo, mães que me (lês), anotai meu pedido e meu aviso:
respeitai o pudor em vossas filhas, respeitando-o em vós mesmas!

Poderá isso exigir o sacrifício.
Mas não é a educação moral um novo parto com novas dores?
Quando se educou para vida, sem sacrifícios?

Dor é renúncia de algo que nos agrada e adula. Penso que uma revisão nos vestidos poderia ser bem indicada para mais de uma família (leitora). Deus, no dia das contas, saberá do corte de todos os vestidos. Se não forem de Seu agrado, irá revestir de glória o corpo ressuscitado? Não.

(Excertos do livro: Mundos entre berços - Pe. Geraldo Pires de Souza)


* Infelizmente não encontramos nos dias de hoje, tal frase nas portas das igrejas.

PS: Grifos meus.


Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cultivai o santo recolhimento


Cultivai o santo recolhimento

  
Daí ao próximo as chamas de vosso coração delicado, mas deixai a este no Coração de Jesus, e nada tereis a recear, nada a temer.

Cultivai o santo recolhimento, isto é, vivei em sociedade de vida, de união e de amor com Deuscom Nosso Senhor. O santo recolhimento é a raiz da árvore, a vida das virtudes e até do amor divino: é a força da alma concentrada em Deus para daí irromper e expandir-se.

Que Nosso Senhor vos conceda essa Graça das graças.

Permanecei sempre no interiorvivei em vosso interior, possui-vos, virai-vos de fora para dentro, deixai este mundo; retirai-vos com Jesus em vosso coração, onde Ele vos move a alma, falai-Lhe a linguagem interior que só o amor entende e compreende.

Entretei uma doce e habitual conversação em vosso interior e não o percais de vista, se quiserdes conformar-vos àquele que dizia: "Jesus é minha alegria e felicidade!" Lembrai-vos deste princípio de vida, de que só encontrareis felicidade no serviço de Deus na vida interior de oração e de Amor.

... Amai, por conseguinte, a solidão da alma. É o santuário de Deus, onde enuncia os seus oráculos de amor. Aí aprendereis em pouco tempo, e sem dificuldade, a conhecer a Deus em pouco tempo, e sem dificuldade, a conhecer a Deus em Sua Luz, e degustá-Lo na essência de Sua Bondade, a imitá-Lo em seu espírito de Amor. Em tal escola estamos sempre a recomeçar, porque estamos sempre a meditar numa verdade nova; penetramos mais adiante nas profundezas da Ciência e da Virtude de Deus.

Ah! Acreditai-me quando vos recomendo a oração de silêncio, de contemplação, de união a Nosso Senhor; é o único verdadeiro centro de vida.

... Numa palavra, colocai-vos em Deus e estareis em Vosso centro divino. Tudo o mais é lida penosa e difícil para a alma, que então trabalha demasiado; mas aqui é Deus que trabalha nela, é o orvalho celeste que a penetra com suavidade. É mister correr a Deus pelo caminho mais curto e estar sempre a redobrar as forças.

(Excertos do livro: A Divina Eucaristia - São Pedro Julião Eymard)






Visite nossos blogs associados:
+


Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Os Católicos de hoje




Os Católicos de hoje


  

Se fosse necessário traçar um quadro que revelasse mais ou menos a fisionomia dos católicos de nossos dias, nos veríamos obrigados a dizer que são gentes que, em sua maioria, tem se despojado do elemento essencial da vida cristã, para ficarem com apenas algumas manifestações externas, que quase sempre se cumpre por rotina que por outra coisa. 

Assiste-se o santo sacrifício da Missa mais pelo fato de ser um costume longamente enraizado; e, se confessa ou comunga é para não contrariar abertamente a mãe ou a esposa. 

Fora desses atos religiosos que nada valem pelo estado de espírito com que se praticam não se faz outra coisa que divertir-se, dedicar, sobretudo os dias destinados a Deus, à procura de maiores deleites.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

As humilhações



As humilhações





"(...) Se a paciência é o caminho que conduz à paz e o estudo o caminho que conduz à ciência, a humilhação é o único caminho que conduz à humildade.

Existem momentos na vida espiritual em que a alma se sente profundamente humilhada. Luzes muito concretas e muito claras de Deus Nosso Senhor põem a descoberto e fazem sobressair tudo o que de mais humilhante possam ter as nossas misérias e as nossas deficiências, as nossas inclinações e as nossas imperfeições, os nossos defeitos. Os olhos da nossa alma abrem-se para o que somos sem querer, para o que sentimos sem querer e para o que nos atrai, embora o detestemos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Reflexões





"Que seria de mim, meu DEUS, se houvesse de morrer esta noite e comparecer em vosso tribunal para dar-vos contas!
 Estou eu em graça ou pecado mortal? 
Fiz boas confissões ou más? 
em que estado me acho? 
Tenho ódio a alguém ou retenho o alheio? 
Tenho o vício de jurar , de murmurar, de trabalhar nos dias santos ou de fazer ações imodestas? 
Cumpro os meus deveres e emprego o tempo santamente? 
Que resposta dou a estas perguntas? 
AI DE MIM! Que rigoroso é o juízo em que devo ser apresentado , e quanto devo temer se não me arrepender e não me emendar agora que tenho tempo. "

Excerto do Livro "O CAMINHO RETO" de Santo Antônio Maria Claret




Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Site novo da Editora Missões Cristo Rei









Salve Maria!


Estamos divulgando o novo site da Editora Missões Cristo Rei: http://edicoescristorei.wixsite.com/editoramcr

O site  está em fase de testes, mas é possível verificar os produtos disponíveis e fazer pedidos. 

Tem várias sessões:

Impressos: com nossas publicações e reedições, calendários, ordinários da Missa Tridentina, Sacras para  Missa Tridentina. 

Sacramentais: Cordões de São José e Santa Filomena, Terços, Rosários, Terço da Novena de Santa Teresinha, Terço da Novena de Santa Brígida, Terço da Novena de Santa Rita, Escapulário Marrom de Nossa Senhora do Carmo para adultos e crianças, Cilícios e etc.

Tecidos estampados e véus: Tecidos com lindas estampas para confecção de paramentos, estandartes, quadros e etc. Véus e porta-véus para senhoras e moças.

Doações: para o apostolado do Rev. Pe. Ernesto Cardozo.



Tudo para maior honra e glória de Deus!


Viva Cristo Rei!





Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.