Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jardinagem: vamos fazer um terrário?

COMO FAZER UM TERRÁRIO








O QUE IRÁ USAR :

1 vidro de boca larga
1 xícara de pedrinhas para aquário
1 xícara de carvão vegetal
3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
2 ou 3 mudas de plantas diferentes
Plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
Elástico para fechar
1 xícara de água filtrada

1ª camada as pedrinhas para aquário

Antes de iniciar toda a prepapação,você deverá lavar bem o vidro com água e sabão,após secar passe álcool e então inicie as as 3 camadas.que representam de maneira simplificada as condições ideais do solo.

2ª camada o carvão vegetal

3ª camada terra adubada

Então faça buracos nessa ultima camada e plante as mudinhas,regue tampe e lacre com o plástico.

DICAS :
Molhe cuidadosamente o terrário,depois de tampado e bem lacrado o terrário tem de receber luz,porém não deve ficar exposto diretamente ao sol.
Acompanhe o fenômeno : uma vez lacrado,instala-se o ciclo,a água penetra na planta pela raiz e é liberada or meio das folhas pela evaporação.Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro,quando a umidade chega ao ponto de saturação ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.


fonte:Professor Carlão

Existem dois tipos de terrário,o "fechado" que é esse acima e o "aberto",o aberto é mais fácil de manter pois permite a evaporação da água da rega.Já o fechado é um micro ambiente que se mantém sozinho,ou seja,uma estufa que "se rag" da própria evaporação do solo.è um desafio pois deve se escolher muito bem o tipo de planta,para que a evaporação seja regular,pois se houver muita umidade as plantas podem apodrecer.



O abertos são mais decorativos e uma maneira linda de ter um verde em casa,siga o mesmo procedimento de camadas do terrário fechado,só que as plantas usadas não precisam ser tão específicas quanto do terrário fechado,aqui nesses terrários abertos foram usadas suculentas e cactos,observem que além de decorar os terrários abertos você também poderá finalizar com uma leve camada de pedrinhas,mas poderá fazer só as camadas antes mensionadas.

 Não precisa (nem deve) regar muito,uma vez ao mês será o suficiente.


Se você já tem cactos e suculentas em casa ficará mais fácil.

BOM TRABALHO !!!

via Lúcia Borcem de Lúcia Borcem em 06/11/10

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!

Resurrexit, sicut dixit, Alleluia!