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CARTA ENCÍCLICA SACRA PROPEDIEM

Encíclica do Papa Bento XV

NA ORDEM TERCEIRA DE ST. FRANCIS


Aos patriarcas, primatas, arcebispos,
Bispos e outros Ordinários
Em paz e comunhão com a Sé Apostólica.


Veneráveis ​​Irmãos,
Saúde e Apostólica A Bênção.


Que consideramos muito oportuna a festas solenes será realizada pela sétima Centenário da Ordem Terceira da Penitência. Muitos motivos levam-nos a exaltar a ocasião aos olhos do mundo católico, em virtude de Nossa autoridade Apostólica, mas antes de tudo é a esperança das vantagens incontestáveis ​​que o povo cristão tirará daí.

1. No próximo lugar, há a lembrança pessoal que eles evocam para nós. Gostamos de lembrar que em 1882, quando o centenário de sua propagação de natalidade entre a massa dos fiéis do culto fervoroso de Francisco de Assis, que desejava variam Ourselves entre os discípulos do grande Patriarca, e recebia regularmente o hábito das terciárias na Igreja célebre de Ara Coeli, servido pelos Frades Menores. Hoje, colocado pela Providência na cadeira do Príncipe dos Apóstolos, Estamos particularmente feliz em aproveitar esta ocasião para testemunhar a nossa devoção a São Francisco, em exortando os católicos de todo o mundo para se afiliarem a ânsia ou a permanecer fielmente ligado a esta instituição franciscana, que hoje responde admiravelmente às necessidades da sociedade.

3. O que importa agora é substituir antes de todos os olhos a verdadeira fisionomia moral de São Francisco. O São Francisco de Assis a quem certos modernos presente para nós, e que brota da imaginação dos modernistas, este homem, guardado em sua obediência à Sé Apostólica, um espécime de uma religiosidade vaga e vão, é seguramente nem Francisco de Assis nem um santo.

4. Os serviços marcantes e imortais prestados por Francis para a causa cristã, que têm mostrado nele o defensor quem Deus nesses tempos conturbados reservados para a Igreja, encontrou, por assim dizer, a sua coroação na Ordem Terceira. Existe alguma coisa que prova mais claramente a grandeza e violência do desejo ardente que consumiu sua alma a se espalhar por toda a terra a glória de Jesus Cristo?

5. Profundamente entristecido pelas desgraças que a Igreja foi, em seguida, de passagem, Francis concebeu o design incrível de renovar tudo conformably com os princípios da lei cristã. Depois de ter fundado uma família de casal religioso, um dos irmãos, o outro de irmãs, que se comprometeram por votos solenes para imitar a humildade da Cruz, Francisco, na impossibilidade de abrir o claustro para todos aqueles que o desejo de ser formada em sua escola chamou a ele, resolveu adquirir, mesmo para as almas que vivem na banheira de hidromassagem do mundo, os meios para tendem a perfeição cristã. Fundou, então, uma ordem propriamente chamado Tertiaries, diferindo dos outros dois pedidos na medida em que não suportarão a ligação dos votos religiosos, mas seria caracterizada por a mesma simplicidade de vida e o mesmo espírito de penitência. Assim, o projeto que nenhum fundador de uma ordem regular ainda tinha imaginado, para fazer com que a vida religiosa a ser praticado por todos, Francis primeiro concebeu a idéia de e a graça de Deus lhe deu para perceber isso com o maior sucesso. Não temos outra prova disso do que esta bela homenagem da Thomas de Celano: "operário Marvelous, cujo exemplo, direção e ensinamentos têm esse resultado admirável, para renovar em ambos os sexos a Igreja de Cristo e para levar a triunfar uma falange tripla de almas preocupado com sua salvação. " (I Cel. XV. 40).

6. Vamos limitar-nos a este testemunho de modo autoritário contemporâneo; por si só é suficiente amplamente demonstrar em que a profundidade e até que ponto esta iniciativa de Francisco de Assis balançou as massas populares, o notável e reparações salutares que nele trabalharam.

7. fundador Uncontested da Ordem Terceira, como ele era um dos dois primeiros, Francis foi para ele, ainda mais, sem dúvida, o legislador mais sábio. Sabemos que para este trabalho teve a preciosa ajuda do Cardeal Ugolino, que mais tarde, sob o nome de Gregório IX, era fazer com que ilustre esta Sé Apostólica, e que, depois de ter, enquanto ele viveu, manteve as relações mais próximas com a Partiarch de Assis, elevado, mais tarde, seu túmulo uma basílica magnífico e suntuoso. Quanto à regra das terciárias, ninguém ignora que foi regularmente aprovado pelo nosso predecessor, Nicholas IV.

8. Mas Nós não deve, veneráveis ​​irmãos, atrasar-nos demasiado tempo sobre estas questões; Nosso objeto é aqui, antes de tudo, para trazer à luz o personagem, e, como se diz no espírito particular da Ordem Terceira, para a Igreja espera deste vantagens especiais para o povo cristão nesta era, como hostil à virtude e à fé como era a época de Francisco de Assis. Com seu profundo senso de situações e tempos de nosso predecessor Leão XIII, de feliz memória, desejosos de se adaptar melhor a regulação da vida das terciárias a nível social de cada um dos fiéis, trouxe, pela Constituição "Misericors Dei Filius" ( 1883) para, os seus estatutos ou descartar motivações mais sábios que deve colocá-los de acordo com o estado atual da sociedade; ele modificou-lo em alguns pontos secundários de responder, mas imperfeitamente aos nossos costumes de hoje.

9. "Que ninguém acredita", disse ele, "que estas mudanças tirar alguma coisa dos princípios essenciais desta ordem. Desejamos absolutamente que eles permaneçam na sua integridade, e seguro a partir de qualquer ramo." A regra da Ordem Terceira foi então submetido a apenas retoques de pormenor; seu alcance e espírito foram respeitados, que continuam a ser o que seu santo fundador quis eles. Agora é nossa convicção de que o espírito da Ordem Terceira, totalmente impregnada com a sabedoria do Evangelho, seria um elemento poderoso para o fazer saudável de orais públicas e privadas se fosse espalhar de novo como nos tempos em que por sua palavra e exemplo Francis pregaram por toda parte no Reino de Deus.

10. O que Francisco queria brilhar, acima de tudo, em seus Tertiaries, e que deveria ser como a sua marca característica, é a caridade fraterna, guardião mais atento de paz e concórdia. Sabendo que a caridade é o mandamento especial trazida por Jesus Cristo e a síntese de toda a lei cristã, St. Francis teve o cuidado de fazer com que a regra espiritual de seus filhos; e ele a alcançou este resultado, que a Ordem Terceira rendeu, naturalmente, o maior serviço a toda a família humana.

11. Além disso, Francis foi impotente para conter nos recessos de seu coração o amor seráfico, que o consumia por Deus e seus irmãos; ele foi obrigado a permitir que ele transborde em todas as almas que ele poderia alcançar. Foi assim que ele pôs-se a reformar o indivíduo ea vida familiar dos seus discípulos na formação-los para a prática das virtudes cristãs com tal ardor como seria fazer crer que era todo o seu programa. Mas ele não sonhava que ele deveria limitar-se a este; conversão individual era apenas um instrumento de que se valeu para despertar no seio do amor sociedade da sabedoria cristã, e para ganhar todos os homens para Cristo.

12. A preocupação que havia se mudado Francisco de Assis que fazer com os membros dos mensageiros e apóstolos da paz Terceira Ordem no meio das discórdias amargas e guerras civis de seu tempo era nosso nos dias em que a conflagração de uma guerra horrível era acendeu em quase todo o mundo; não deixou de ser assim em um momento em que, aqui e ali, a lareira de fumar dessa conflagração mal apagado ainda dispara chamas.

13. Para este flagelo tinha sido adicionado a crise interior que as nações estão passando por, em primeiro lugar do esquecimento e desprezo prolongada dos princípios cristãos. Queremos dizer que esta luta pela partilha dos bens que põe em conflito as diferentes classes da sociedade é tão implacável que já ameaça levar a uma catástrofe universal.

14. Neste tão vasto campo, em que, como representante do Rei pacífico, Temos esbanjado nossas preocupações especialmente atentos, nós fazer um apelo para a ajuda zeloso de todos aqueles que reclamar para si a paz cristã, mas especialmente para a colaboração da terciários. Eles vão exercer uma influência maravilhosa no restabelecimento da concórdia no espírito do dia em que o seu número e seus esforços serão desenvolvidos. É, pois, desejável que em cada cidade, e até mesmo em cada aldeia, a Ordem Terceira contar doravante, um grupo suficiente de membros, e não de adeptos inativos satisfeitos com o mero título de Tertiaries, mas em vez disso, daqueles que se gasta com zelo para sua própria salvação e para a salvação de seus irmãos. Por isso mesmo não devem as várias associações católicas que se multiplicam em todos os lugares, as associações de jovens, dos trabalhadores, das mulheres, não-se afiliado à Ordem Terceira de continuar a trabalhar para a glória de Jesus Cristo e do triunfo da Igreja com o mesmo zelo que Francis teve para a paz e caridade?

15. A paz para que a humanidade clama não é a que a tomada tratado laboriosa de prudência humana pode decretar, mas o que Cristo trouxe pela sua mensagem: "A minha paz vos trago, eu não dar-lhe como o mundo a dá . " (João XIV, 27). Os acordos entre o Estado e Estado ou entre classe e classe que os homens foram capazes de sombra diante não será durável, e não têm a força da verdadeira paz, exceto na condição de que eles são fundadas sobre a pacificação dos corações; e que em si só é possível se dever tem freado as paixões onde todos os conflitos surgem. "De onde vem", pergunta o apóstolo Tiago, "guerras e contendas entre vós? É não de suas paixões, que combatem nos vossos membros?" (James iv .: 1.) Agora, para regular sabiamente todos os movimentos inerentes à natureza de tal forma a tornar o homem senhor, não o escravo, de suas paixões, submisso a si mesmo, e dócil à vontade divina, a hierarquia, que está na base da paz universal, que pertence a Cristo, ea sua acção manifesta uma eficácia maravilhosa na família de terceiros franciscanos.

16. Esta Ordem, tendo por objeto, como já disse, para formar os seus membros na perfeição cristã, mesmo enquanto eles podem ser mergulhou nos embaraços da idade, tanto é verdade que nenhum estado de vida é incompatível com a santidade, ele acontece, por assim dizer, necessariamente, que os Tertiaries em números observar fielmente o seu domínio, que são para todos sobre eles uma fonte de encorajamento no cumprimento das suas funções, e até mesmo para tendendo a uma perfeição da vida superior às exigências do comum lei. O testemunho dado pelo Divino Mestre aos que se anexa intimamente a Ele: "Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo" (João XVII, 16) pode justamente ser aplicado aos filhos de Francisco, que, se observar os conselhos evangélicos da mente e do coração, tanto quanto possível no mundo, pode legalmente colocar à sua consideração as palavras do Apóstolo: "quanto a nós, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas o espírito que vem de Deus "(1 Cor., 11:12).

17. Eles vão procurar, então - totalmente estranhos-se ao espírito do mundo - para introduzir o Espírito de Jesus Cristo na corrente da vida social de todos os lados para que eles tenham acesso.

18. Agora, existem duas paixões hoje dominantes na profunda ilegalidade da moral - um desejo ilimitado de riqueza, e uma sede insaciável de prazeres. É isso que marca com um estigma vergonhoso nossa época; enquanto ele vai incessantemente de progresso para o progresso no fim de tudo que toca o bem-estar e conveniência da vida, parece que na ordem superior de honestidade e de retidão moral um retrocesso lamentável leva-lo de volta para as ignomínias do antigo paganismo. Em que medida, na verdade, em que os homens perdem de vista os bens eternos que o Céu reservados para eles, eles permitem-se ser mais recolhido pela miragem enganosa dos bens efémeros aqui abaixo, e uma vez que as suas almas estão voltados para a terra, uma descida fácil leva insensivelmente para se relaxar na virtude, a experiência repugnância pelas coisas espirituais, e para saborear nada fora das seduções do prazer. Daí a situação de conjunto que notamos: com algum o desejo de adquirir riquezas ou para aumentar seu patrimônio não conhece limites; outros não sabem mais, como antigamente, como suportar as provações que são o resultado usual de desejo ou a pobreza; e na mesma hora em que as rivalidades Temos mostrado conjunto pelas orelhas dos ricos e do proletariado um grande número parece querer animar ainda mais o ódio dos pobres por um luxo desenfreado que acompanha a corrupção mais revoltante.

19. Não se pode deplorar suficientemente a cegueira de tantas mulheres de qualquer idade e posição. Feitas de bobas por um desejo de agradar, elas não vêem em que medida a indecência de suas roupas choca a cada homem honesto e ofende a Deus. A maioria delas ficaria enrubescida por causa deste tipo de vestuário, como por uma falta grave contra a modéstia cristã. Agora não basta exibir-se em vias públicas, elas não temem cruzar o limiar de igrejas, para assistir ao Santo Sacrifício da Missa, e até mesmo carregar o alimento sedutor das paixões vergonhosas para a mesa eucarística, onde se recebe o Autor da Pureza Celestial. E nem vamos falar das danças exóticas e bárbaras recentemente importadas para os círculos da moda, uma mais chocante que a outra; não se pode imaginar nada mais adequado para banir todos os resquícios de modéstia.

20. Ao considerar atentamente este estado de coisas, os Tertiaries vai entender o que é que nossa época espera dos discípulos de São Francisco. Se apresentarem o seu olhar de volta para a vida de seu Pai, eles vão ver o que perfeito e semelhança vivendo a Jesus Cristo, acima de tudo, em seu vôo a partir de satisfações e seu amor de ensaios nesta vida, se ele tivesse a quem chamam o Pobrezinho, e que havia recebido na sua carne os estigmas do Crucificado. É para eles para mostrar que eles permanecem digna dele abraçando a pobreza, pelo menos em espírito, em renunciar a si mesmos, e em dar a cada um a sua cruz.

21. No que diz respeito especialmente as Irmãs Terciárias, pedimos deles por seu vestido e maneira de usá-lo, para ser modelos de modéstia santo para outras senhoras e raparigas; que eles sejam plenamente convencido de que a melhor maneira para que eles sejam de utilidade para a Igreja e para a sociedade é trabalhar para a melhoria da moral.

22. Além disso, depois de ter mergulhadores criaram obras de caridade para o consolo dos indigentes em seus desejos de todos os tipos, os membros desta Ordem desejaria, ainda mais, temos a certeza, para fazer com que as dos seus irmãos que estão privados dos bens mais preciosos do que as de terra, para beneficiar pela sua caridade.

23. Aí vem de volta para nós a memória do conselho do apóstolo Pedro, pedindo os cristãos a serem, pela santidade de suas vidas, os modelos para os gentios, e isto a fim de que, "observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no o dia da sua visitação "(Peter II .: 12). Como eles, o franciscano terciárias deveria, pela integridade de sua fé, a santidade de suas vidas, e o ardor de seu zelo, e divulgaram as boas palavras de Cristo, para advertir aqueles de seus irmãos que saíram da estrada, e para pressioná-los a reentrar em cima dele. Eis o que a Igreja pede, o que ela espera deles.

24. Quanto a nós, acalentar a esperança de que a próxima celebração marcará para a Terceira Ordem um novo desenvolvimento, e não duvido que vós, veneráveis ​​irmãos, assim como os outros pastores de almas, vai fazer grandes esforços para causar a florescer novamente os grupos de terciários onde vegetam, e criar outros em todos os lugares possíveis, e para prestar toda a florescente, tanto pela observação da regra como pelo número de seus membros.

25. Na verdade, o que está na mão definitivamente é, por imitação de Francisco de Assis para abrir o maior número possível de almas o caminho que vai levá-los de volta para Cristo; -lo neste retorno que reside a mais firme esperança de salvação para a sociedade. A palavra de São Paulo: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Cor. Xi .; i), podemos com bom direito colocar nos lábios de Francis, que, na imitação do Apóstolo, tornou-se a imagem mais fiel e cópia de Jesus Cristo.

26. Assim, a fim de que estas celebrações suportar ainda mais fruta, sobre as instâncias de Ministros Gerais das três famílias da Primeira Ordem, nós conceder os seguintes favores retirado do Tesouro da Igreja Santo:
I. Em todas as igrejas em que a Ordem Terceira é canonicamente erigidas, e em que será celebrado por um Tríduo as solenidades do Centenário no ano para ser executado a partir de 16 de abril de lado: os Tertiaries cada dia do Tríduo, os outros fiéis apenas uma vez , pode ganhar uma indulgência plenária dos seus pecados. Todos os fiéis que, com o coração contrito, vai visitar o Santíssimo Sacramento em uma dessas igrejas podem ganhar em cada visita (toties quoties) uma indulgência de sete anos.
II. Todos os altares dessas igrejas serão considerados, para esses três dias altares privilegiados; durante o curso do Tríduo cada sacerdote pode celebrar ali a missa de São Francisco, seguindo o rito da pro re Mass gravi et simul publice de causa de acordo com as rubricas gerais do Missal Romano inseridas na última edição do Vaticano.
III. Todos os padres que servem essas igrejas podem, durante estes mesmos dias, abençoe contas, medalhas e outros objetos de piedade, enriquecê-los com indulgências apostólicas, e aplicar a contas as indulgências Crozier e Bridgettine.

Como penhor de favores divinos, e no testemunho de nossa benevolência paterna, Nós concordar com todo o coração, a vós, veneráveis ​​Irmãos, e para todos os membros da Ordem Terceira, a Bênção Apostólica.

Dado em Roma, junto de São Pedro, a Festa da Epifania do ano 1921, no sétimo ano do Nosso Pontificado.

Bento XV



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