Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Verdade, mansidão e justiça perfeita.









“(...) Exerce-te também na justiça, para que te sejam aplicáveis as palavras do Profeta: "Reina por meio da verdade, da mansidão e da justiça. Na justiça, afirmo, integra por zelo pela honra divina,  por observância da lei de Deus e por desejo da salvação do próximo."

Na justiça regulada pela obediência aos superiores, pela sociabilidade aos iguais, pela punição das faltas dos inferiores.


Na justiça perfeita, de forma que aproves toda a verdade, favoreças a bondade, resistas à maldade tanto no espírito, como nas palavras e obras, não fazendo a ninguém o que não queres que te façam, não negando a ninguém o que dos outros desejas, para que imites com perfeição aqueles a quem foi dito: "Se a vossa Justiça não for maior do que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus."


Excerto do livro "A direção da alma e a vida perfeita"
Por São Boaventura

 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Dos pecados que se devem evitar, suas raízes e consequências (Parte 1)




Como ensina São Gregório Magno e, depois dele, Santo Tomás, os pecados capitais de vanglória ou vaidade, preguiça, inveja, ira, gula e luxúria não são os mais graves de todos, pois maiores são os de heresia, apostasia, desesperação e de ódio a Deus; mas são os primeiros a que se inclina nosso coração, levando-nos a nos afastar de Deus e a cometer outras faltas ainda mais graves.

O homem não chega à perversão absoluta de uma vez, mas pouco a pouco.

Examinemos primeiro, em si mesma, a raiz dos sete pecados capitais.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA - Parte 4










IV. SUA FÉ


A  bem-aventurada  Virgem,  assim  como  é  Mãe  do  amor  e  da  esperança  é  também  a  Mãe  da  fé.  Diz  S. Irineu:  “o dano que Eva com a sua incredulidade causou, Maria o reparou com sua fé.  Eva deu crédito a serpente, em oposição á palavra de Deus e com isso trouxe a  morte;  Nossa Rainha, ao invés, crendo na palavra do Anjo, segundo a qual devia ser Mãe do Senhor e permanecer virgem, gerou ao mundo a salvação.”

Porque abriu seu coração a fé em Cristo, é Maria mais bem aventurada do que por haver trazido no seio o corpo de Jesus Cristo.

Diz o Santo: “Maria tem mais fé do que todos os homens e anjos. Via o Filho na manjedoura de Belém e acreditava ser Ele o Criador do mundo. Via-O fugir de Herodes, sem entretanto  deixar  de  crer  que  era  Ele  o  verdadeiro  Rei  dos  Reis.  Pobre  e  necessitado  de  alimento  O  viu,  mas reconheceu seu domínio sobre o universo. Viu-O reclinado no feno e  confessou-O onipotente. Observou que Ele não falava e venerou-Lhe a infinita sabedoria. Ouviu-O chorar e O bendisse como as delícias do Paraíso. Viu-O finalmente como morria vilipendiado (tratado com desprezo, repelido)  na cruz, e, embora outros vacilassem, conservou-se firme, crendo sempre que Ele era Deus.”

Assim,  Nossa  Mãe  exercitou  a  fé  por  excelência;  enquanto  até  os  discípulos  vacilaram  em  dúvidas,  ela afugentou toda e qualquer dúvida.

A prova de uma fé viva é viver conforme o que se crê. “O meu justo vive da fé” (Hb 10,38).

Santa Teresa dizia que todos os pecados nascem da falta de fé.

Peçamos pois, à Santíssima Virgem que, pelos merecimentos de sua fé, nos alcance uma fé viva.

Senhora, aumentai a nossa fé!



Excerto do Livro “Glórias de Maria”
 de Santo Afonso de Ligório






Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

BURRICE




"Os católicos, em todas as épocas foram sujeitos aos pecados de todos os matizes, mas nunca pecaram, como hoje, de um modo tão humilhantemente burro. 

Tudo isto porque abriram portas e janelas quando deviam fechá-las: isto é, quando era evidente que o melhor serviço que a Igreja podia prestar a um mundo enlouquecido era a defesa de sua virgindade. Apregoaram admiração e até agradecimentos, SINCEROS AGRADECIMENTOS, quando deviam clamar sem cessar que o homem é homem, e Deus é Deus. 

Todas as baixezas e tolices foram praticadas em nome de ecumenismos, diálogos e outros apelidos da prostituição

Levaram a fúria de AGRADAR AO MUNDO até a infinita soberba de DESPREZAR A DEUS.

Até quando Deus manteria o sombrio mistério de sua permissão?

E nós? Que devemos fazer para opor, àquela onda de AGRADO DO MUNDO, uma onda de AGRADO DE DEUS ,que Ele espera de nós para suspender a terrível permissão".




Gustavo Corção
("Cosmolatria"-- editorial de Abril/Maio de 74 da Revista Permanência)




 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sobre o Namoro Católico - Parte 4: Oração dos Namorados e Oração antes do namoro





Oração dos namorados cristãos





Ó glorioso São José, Casto defensor de Virgem, nós Vos imploramos a Vossa proteção. Fazei, bondoso Santo, que nosso amor aumente e que junto cresça a nossa santidade. Que nós aprendamos a nos conhecer mais, respeitar mais e nos apoiarmos um no outro, mas sempre muito perto de Jesus, pois Ele, sim, é a Verdade, o Amor e a Firmeza. Quer nosso namoro nos leve ou não ao casamento, que ao menos nos aproxime de vós e de Jesus.


*****




Oração para antes do namoro




Senhor, estou aqui diante de um templo santo onde Vós habitais. Amo-Vos presente neste templo, e prefiro morrer a profanar este santuário mesmo por um pensamento. Fazei que com este namoro eu aprenda a amar a Vós presente no outro e, assim, descubra se foi este (esta) quem escolhestes para estar a meu lado por toda a vida. 

São Rafael Arcanjo, que conduzistes Tobias e Sara e lhes ensinastes a pureza do coração, fazei-nos namorar, na obediência aos mandamentos, de tal modo que os anjos possam estar presente e possamos glorificar a Deus conosco para sempre. Amém.


Sobre namoro, leia mais aqui




Depois do Namoro:



Convém fazer um exame de consciência: "Eu estou agora amando a Deus mais do que antes?"  (Pe. Luís Carlos Lodi da Cruz)



 
 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Da perfeita modéstia.








“Ora, para conservar em ti este espírito de temor, de dor e de desejo, exerce-te extermente numa perfeita modéstia, justiça e piedade, afim de que, segundo escreve o Apóstolo, "renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivas sóbria, justa e piedosamente neste século".

Exerce-te numa perfeita modéstia para que, segundo a doutrina do Apóstolo, "a tua modéstia seja conhecida por todos os homens".

Exerce-te primeiro na modéstia da parcimônia no comer e vestir, no dormir e vigiar, no recreio e no trabalho, não excedendo a medida em coisa alguma.

Depois, exerce-te na modéstia da disciplina, com moderação no silêncio e no falar, na tristeza e na alegria, na clemência e no rigor, conforme as circunstâncias o exigem e a sã razão o prescreve.


Finalmente, exerce-te na modéstia da civilidade, regulando, ordenando e compondo as ações, os movimentos, os gestos, as vestes, os membros e sentidos, conforme requer a educação moral e o costume na ordem, para que merecidamente pertenças ao número daqueles aos quais o Apóstolo diz: "Faça-se tudo entre vós com decência e ordem".


Excerto do livro "A direção da alma e a vida perfeita"
Por São Boaventura


 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

sábado, 21 de janeiro de 2017

ESCLARECENDO DÚVIDAS E RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE NAMORO CATÓLICO - PARTE 3







QUEIXAS E LAMENTAÇÕES


Mais de uma vez temos ouvido lamentações e queixas de moças que dizem: - Namorei muito, não deixei de fazer tudo quanto podia para agradar aos meus namorados, dancei muito, quase em todos os clubes, apresentei-me sempre com toda a elegância, com todos os atrativos da pintura e dos enfeites, acompanhei meus namorados em passeios, cinemas e pique niques, apesar de tudo, não arranjei um casamento... Que doloroso mistério esta minha pouca sorte!...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA - Parte 3








II. SUA CARIDADE PARA COM DEUS


1.  Deu o Senhor aos homens o preceito: “amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração (MT 22,37) Quem como ela cumpriu o preceito de amar a Deus de todo o coração? Tão intenso era-lhe o incêndio do amor divino, que não restava lugar para a menor imperfeição.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Sobre o Namoro Católico - Parte 3: O comportamento da moça que aguarda o pretendente




“(...) Façamos aqui uma advertência: em geral, a mulher “espera” o noivo e não sai para “buscá-lo” e há quem espera por muitos anos, como as “senhoritas” de oitenta e poucos…

Algumas jovens têm verdadeira fobia de permanecerem solteiras. O conselho é não desesperar, não cair em inquietudes excessivas, nem angústias.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Do temor de Deus e do arrependimento que devemos ter por tê-lO ofendido.






"A dor da alma, porém, deve ter dois companheiros para que a purifiquem e aplaquem a Deus, a saber: o temor do juízo divino e o ardor do inteiro desejo, afim de que recuperes pelo temor um coração humilde, pelo desejo um coração devoto e pela contrição um coração ilibado.

Teme, pois, os juízos divinos que são um abismo profundo.

sábado, 14 de janeiro de 2017

ESCLARECENDO DÚVIDAS E RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE NAMORO CATÓLICO - PARTE 2







FALEMOS ALGO SOBRE O BEIJO

Entre as perguntas comuns que dirigem a um diretor espiritual, certas almas de consciência delicada e viva, está a seguinte: - É pecado beijar?...

Escute bem querida alma, podemos bem adiantar um princípio geral: quando a consciência põe um ato em dúvida, aquele ato não será uma coisa direita e boa. 

A dúvida e a inquietude que acompanham o beijo dos namorados é uma prova clara de que aquele ato é pecado.

Os namorados que fazem esta pergunta para saberem se o beijo é pecado ou não, nunca fizeram tal pergunta quando foram beijados por seus pais. E por que? - A resposta é que este beijo sai de um afeto puro, e aquele originado pela paixão, a malícia e a dúvida, logo não deixa de ser pecado...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA - Parte 2











I.                 HUMILDADE DE MARIA
Parte 2




(...)

4. É próprio do humilde prestar serviços.


Maria não se negou a servir Isabel durante três meses. Escreve S. Bernardo: “Admirou-se Isabel da vinda de Maria, porém mais admirável ainda era o motivo de sua vinda: vinha para servir e não para ser servida.”

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Sobre o Namoro Católico - Parte 2: O bom namoro e o namoro diabólico





As Duas Faces do Namoro


Pode-se considerar o namoro em duas faces: o primeiro é bom e inspirado por Deus, e que eleva o coração além da aparência cingindo os pensamentos para preparar os cônjuges à responsabilidade do futuro e a cumprir o Sacramento do Matrimônio.

Quanto ao outro é um namoro ilícito e arte diabólica, inventada pelo Inimigo do bem humano para baixar o coração à matéria e ao prazer, dirigindo o pensamento à sensualidade e acabando pelo fracasso da vida.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Será amor?







"Liberdade, que de crimes se cometem em teu nome", disse alguém!

Semelhante se poderia dizer: "Amor, quantos crimes se cometem em teu nome"!

Erradamente se arrogam o nome de amor essas relações criminosas que, afinal, não passam de uma caricatura ou de uma paródia aviltante do amor.

Não têm nem sombra de amor, nem de sagrado" São antes sentimentos profanos, ou melhor, profanados.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Do coração que devemos oferecer a Deus.




São Boaventura





“(...)Depois, dirige o teu olhar sobre a lei de Deus que te manda oferecer ao Altíssimo um coração humilde, ao Piíssimo um coração devoto, e ao Santíssimo um coração ilibado.

sábado, 7 de janeiro de 2017

ESCLARECENDO DÚVIDAS E RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE NAMORO CATÓLICO - PARTE 1






REGRAS MUITO RÍGIDAS DISSE ALGUÉM!

Alguns rapazes ou moças hão de dizer entre si: - As regras do namoro, segundo o autor deste opúsculo são muito rígidas. Quem poderá suportá-las?... Um rapaz, parece, não poderá mais manter uma amizade nem companhia com uma moça, nem esta com o rapaz.

A devoção reparadora dos cinco primeiros sábados do mês



A devoção reparadora dos cinco primeiros sábados do mês


Padre Fabrice Delestre



Preâmbulo



Os dois pedidos de 13 de julho de 1917.



A 13 de junho de 1917, a Santíssima Virgem disse à Lúcia: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Depois os três pastorzinhos viram Nossa Senhora tendo em sua mão direita um coração cercado de espinhos. Compreenderam que era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que pedia reparação.

No dia 13 de julho, a rainha do céu repetiu as mesmas palavras e as esclareceu fazendo dois pedidos concretos e precisos: “Se fizerem o que vou vos dizer, muitas almas serão salvas e haverá paz. [...] Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados (do mês).”

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

SENTIMENTOS DE CONFORMIDADE COM A VONTADE DE DEUS.













“Terno  Coração  de  Jesus ,  cada  vez  que  eu disser :  Deus seja bendito! - ou : Faça-se a vontade  de  Deus!  - proponho  por  este  meio  aceitar  todas  as  disposições  de  vossa  providencia a meu  respeito,  no  tempo  e  na  eternidade.

Não quero  outro  estado  de  vida ,  outra  casa, outro  alimento,  outra  saúde,  outras  vestes  que as  que  me  derdes. 

Não  quero  outra  fortuna, outro  emprego,  outros  talentos  que  os  que  me haveis  destinado.

Se  quereis  que  meus negocios  não  saiam bem, meus  projetos  se  esvaeçam,  meus processos  se percam,  tudo  que  possuo  seja  roubado,  eu  o quero  também.
·
Se  quereis  que  eu  seja  desprezado,  odiado, abandonado,  difamado,  maltratado,  até  por aqueles  a  quem  tenho  mais  amor :  eu  o  quero também.

Se quereis que eu seja privado  de tudo,  banido de  minha  pátria,  encerrado  num  calabouço,  e viva  em  penas  e  agonias  contínuas :  eu  o  quero também.

Seja  tudo  como  for  de  vosso  agrado  e  pelo tempo  que  quiserdes.

Minha vida mesma ponho entre  vossas  mãos;  aceito  a  morte  que  me destinais, e  todas  as penas que devem acompanha-la.

Uno  minha  morte  à  vossa,  ó  meu  Salvador,  e vo-la  ofereço  em testemunho  de meu amor para convosco. 

Quero  morrer  para  vos  agradar  e cumprir  vossa  divina  vontade.

Ó Jesus, Maria,  José,  objetos  de meu amor, sofra  eu  por  vós,  por  vós  morra,  seja  eu  todo para  vós  e  mais  de  modo  nenhum  para  mim mesmo. Amém.”




Santo Afonso Maria de Ligório

Excerto do livro:  “O segredo do Sagrado Coração de Jesus”


 
Visite nossos blogs associados:
+
Informe seu e-mail para receber as publicações de VIRTUDES FEMININAS: Delivered by FeedBurner.

AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA - Parte 1



Salve Maria!

Programamos uma série especial extraída do livro Glórias de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligório, que falará sobre as Virtudes da Santíssima Virgem e nos animará a crescermos na prática das virtudes e a progredirmos espiritualmente.
Aproveitem!

Viva Cristo Rei!






AS VIRTUDES DE NOSSA SENHORA
Parte 1






Os santos padres chamam a humildade de base de todas as virtudes. De todas as virtudes, a humildade é o fundamento  e  a  guarda
Sem  humildade,  não  há  virtude  que  possa  existir  numa  alma.  Possua  embora  todas  as  virtudes,  fugiriam  todas  ao  lhe  fugir  a  humildade.  Diz  S.  Francisco  de  Sales  e  S.  Joana  Chantal  que  Deus  é  tão  amante da humildade, que se apressa em correr onde a vê.