Pãezinhos de Santa Luzia
INGREDIENTES:
- xícara medidora de 240ml
- xícara medidora de 240ml
- 375ml de leite integral
- 1 pitadinha de filetes de açafrão
- 2¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
- ¼ xícara (56g) de manteiga, derretida e ainda morninha
- 350g de farinha de trigo
- 150g de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de cardamomo moído
- 4 colheres (sopa) de açúcar cristal
- ½ colher (chá) de sal
- 1 ovo grande
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 24 cerejas secas (o dobro caso sejam muito pequeninas) – caso não encontre cerejas, use passas escuras
- 1 ovo adicional, levemente batido com um garfo, para pincelar os pães
MODE DE FAZER:
- Em uma panelinha, aqueça o leite e o açafrão até que o leite comece a ferver. Desligue e espere amornar. Coloque o fermento seco em uma tigela grande, despeje o leite por cima e misture com um garfo. Junte a manteiga. Acrescente as farinhas, o cardamomo, o açúcar, o sal, o ovo e a baunilha e misture com uma colher de pau até que uma massa comece a se formar. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos ou até que a massa se torne homogênea e elástica – como ela é bem grudenta no início, uma espátula (bench scraper) pode ser útil no início da sova; eu usei a Kitchen Aid e o batedor em formato de gancho para todo o processo e acrescente 1 colher (sopa) de farinha comum à massa porque achei que estava líquida demais mesmo depois de ter sido sovada por um tempo. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, de 1 hora a 1 hora e meia.
- Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
- Dê um soquinho na massa para extrair o excesso de ar e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada. Sove levemente e forme um cilindro com a massa. Corte o cilindro em 12 partes iguais. Forme uma bola com cada porção de massa e, em seguida, molde um cilindro com elas. Forme um “S” com cada cilindro de massa e coloque-os na forma preparada, deixando um espaço entre eles para que possam crescer. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho – 20-30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
- Espete uma cereja seca (ou duas, caso sejam muito miúdas) em cada junção do “S” nos pãezinhos e pincele-os com o ovo batido. Asse por 20-30 minutos ou até que dourem e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.
Rend.: 12 unidades