PROVIDÊNCIA E FÉ
A
doutrina da Providência significa que Deus governa os acontecimentos do mundo
tendo em vista a nossa salvação eterna. Os fatos não têm, pois, outra
significação. Mas como não vemos a salvação nem as consequências da ação
providencial, somos impotentes para os julgar
A
Providência intervém em todos os acontecimentos e não apenas nos acasos felizes.
Do ponto de vista da minha salvação eterna, pode ser que seja mais vantajoso
para mim ser pobre do que ser rico. E talvez seja a perda da fortuna ou da saúde
que decida a minha salvação eterna.
Quando
se considera a salvação como polo, o caráter dos acontecimentos modifica-se. Como
não sabemos o fim da nossa vida nem da dos outros na eternidade, não podemos
interpretar os desígnios da Providência de maneira certa, e como tudo é
igualmente providencial, a distinção feita entre acontecimentos providenciais e
não providenciais manifesta a nossa ignorância do dogma católico.
Conhecemos
a Providência pela fé, e esta fé enche-nos a alma de uma paz que nos leva a
viver acima de todos os acontecimentos. Sabemos que tudo quanto sucede, bom ou
mau, é instrumento de santificação e
salvação. Sabemos isto da maneira mais certa, e nenhum acontecimento, por grande
ou pequeno que seja, escapa a esta empresa providencial. Esta doutrina
magnífica, entusiástica, radicalmente estranha à concepção vulgar da Providência
como portadora da cornucópia ou como velha avó “coruja”.
Excertos
do livro “Valores Cristãos” de
Jacques Leclercq
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