Assine para receber os posts em sua caixa de e-mails

INFORME SEU E-MAIL AQUI:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 20 de março de 2013

COMO COZINHAR ARROZ EM UMA PANELA ELÉTRICA

COMO COZINHAR ARROZ EM UMA PANELA ELÉTRICA

Usar uma panela elétrica é uma forma simples e eficaz de cozinhar arroz. Muitas delas mantêm o alimento aquecido mesmo depois de pronto. Não há necessidade de ficar vigiando o arroz, uma vez que este utensílio possui um timer automático que emite um som de "bip" quando o arroz está pronto. Este artigo irá ensinar como cozinhar arroz em uma panela elétrica, de modo que você possa dar adeus ao arroz queimado e às panelas arruinadas.

- 1 - Meça o arroz com uma xícara e coloque-o na tigela removível de sua panela. Na maioria dos casos, as próprias panelas elétricas fornecem uma xícara medidora, mas você também pode usar seu próprio utensílio de medição se preferir.
- Uma xícara de arroz cru irá gerar aproximadamente uma xícara e meia de arroz cozido.[1]
- A xícara medidora que vem junto com a maioria das panelas elétricas não possui a mesma capacidade de uma xícara de chá comum (240 ml). Trata-se de uma xícara com padrões industriais para panelas de arroz (180 ml ou 3/4 de xícara). A menos que sua receita especifique o uso da xícara fornecida com sua panela, você precisará ajustar as medidas da mesma.[2]

- 2 - Lave o arroz. Leia a embalagem primeiro, pois alguns tipos de arroz não necessitam de lavagem e podem ter sido enriquecidos com ferro, niacina, tiamina e ácido fólico; lavar o arroz pode ser desnecessário e irá remover quaisquer vitaminas e minerais solúveis em água existentes nele.[3] A menos que a embalagem insista que o arroz não precisa ser lavado, é mais seguro e higiênico lavá-lo para remover quaisquer pesticidas, herbicidas ou contaminantes que possam estar presentes.
- Coloque a tigela com o arroz debaixo de água corrente. Mexa o arroz até a tigela fica cheia de água.
- Incline a tigela sobre a pia e escorra o excesso de água. Coloque sua mão por baixo, de modo que você possa pegar quaisquer grãos que venham a cair com a água.
- Repita até a água sair mais clara.
- Escorra o máximo de água que puder.

- 3 - Caso você goste de arroz bem cozido e grudado, deixe-o de molho por trinta minutos. Isso não é obrigatório, mas algumas pessoas preferem fazê-lo.

- 4 - Meça a água. A maioria das panelas de arroz recomenda água fria. A quantidade certa de água irá depender do tipo de arroz que você usará e do quão cozido você o prefere. Uma regra aproximada consiste em encher a tigela removível com a mesma quantidade de xícaras de arroz que você usou, mais 1/2 xícara adicional. Por exemplo, se você vai fazer 2 xícaras de arroz, coloque 2 1/2 xícaras de água. Além disso, existem várias marcações no interior de muitas panelas elétricas indicando a quantidade de arroz e de água que deve ser adicionada. A USA Rice Federation (Federação do Arroz dos Estado Unidos) [3] recomenda seguir as instruções na embalagem do arroz ou usar este guia como dica:
- Arroz branco de grãos longos - 1 3/4 xícara de água para cada xícara de arroz.
- Arroz branco de grãos médios - 1 1/2 xícara de água para cada xícara de arroz.
- Arroz branco de grãos curtos - 1 1/2 xícara de água para cada xícara de arroz.
- Arroz integral com grãos longos - 2 1/4 xícaras de água para cada xícara de arroz.
- Arroz parabolizado - 2 xícaras de água para cada xícara de arroz.
- Se você quiser adicionar 2 ou 2 1/2 xícaras de água para cada xícara de arroz, ainda assim, não há como errar. Afinal, você não quer um arroz muito seco.
- Para um arroz no estilo indiano, como o basmati ou jasmine, é necessário menos água, pois é desejável que o mesmo fique mais seco. Use não mais do que 1 1/2 xícara de água para cada xícara de arroz. Caso você lave o arroz antes, use a proporção de 1 para 1. Não há problema em adicionar folhas de louro ou vagens de cardamomo diretamente na panela para aumentar o sabor do arroz.

- 5 - Adicione um pouquinho de sal, manteiga ou óleo, se desejado.

- 6 - Tente nivelar o arroz e colocar novamente na água quaisquer grãos ao redor da tigela. Limpe o exterior da tigela com um pano.

- 7 - Coloque a tigela na panela elétrica. Tampe-a e ligue-a. Ela emitirá algum som quando o arroz estiver pronto. Em alguns casos, o arroz será mantido aquecido até você desligar a panela da tomada.
- Não levante a tampa para verificar o arroz. O processo de cozimento depende do desenvolvimento de vapor no interior da panela, então, deixar o vapor escapar ao levantar a tampa pode resultar no cozimento inapropriado do arroz.
- A panela elétrica desliga automaticamente quando a temperatura interna excede o ponto de ebulição da água (100ºC ao nível do mar), o que não irá acontecer até que toda a água disponível tenha evaporado.[4]

- 8 - Deixe o arroz descansar por 10-15 minutos antes de remover a tampa. Isso não é obrigatório, mas é comumente recomendado nas instruções das panela elétricas, sendo automático em alguns modelos. Desligar a panela durante esse período minimizará a quantidade de arroz que gruda na tigela removível.

- 9 - Terminado.


DICAS

- Tenha em mente que lavar o arroz remove algumas das vitaminas solúveis presentes no mesmo. Use seu senso comum. Se a fonte de seu arroz é duvidosa, lave-o. Não pare de lavá-lo até que a água saia razoavelmente limpa de sujeira. Do contrário, não se preocupe em fazê-lo.
- Uma luxuosa panela elétrica computadorizada proporcionará melhores resultados na preparação de porções menores que as habituais, uma vez que ela pode detectar melhor a conclusão do cozimento. Isso é útil para pessoas que cozinham apenas para si mesmas.
- Os inclinados à saúde podem adicionar um pouco de arroz integral no meio. Ele deixará seu arroz mais consistente, você precisará mastigá-lo mais. Se você quiser adicionar feijão, deixe os grãos de molho durante uma noite, antes de acrescentá-los ao arroz.
- Se a tigela removível de sua panela elétrica for antiaderente, lave o arroz (antes de cozinhá-lo) usando um escorredor. Molhe, enxágue e escorra várias vezes. A substituição das tigelas antiaderentes é muito cara.
- Mesmo que as instruções indiquem que não é necessário lavar, especialmente no caso do arroz musenmai, uns poucos enxágues promoverão uma melhor consistência final.
- Use uma colher antiaderente que não irá arranhar o interior da tigela para mexer e "afofar" o arroz depois de pronto. O melhor utensílio para isso é uma espátula de arroz feita de plástico que vem junto com algumas panelas. Para evitar que o arroz grude na espátula, molhe-a na água fria.
- Pode ser necessário fazer alguns ajustes se você for usar sua panela elétrica em um local de elevada altitude. Uma vez que o ponto de ebulição da água diminui 1ºC para cada 300 metros, a panela poderá se desligar antes que o arroz seja exposto a uma temperatura alta o bastante para cozinhá-lo da forma apropriada. Você pode compensar isso, adicionando mais água para que o arroz cozinhe por mais tempo - em uma altitude de 1500 m, use 3 xícaras de água por xícara de arroz, ao invés de 2 1/2. Consulte as instruções de sua panela e contate o fabricante se você estiver experimentando problemas com arroz mal cozido em altitudes elevadas.


AVISOS

- Não encha a panela em excesso, senão, ela irá transbordar durante a fervura e fazer uma bagunça.
- Se a sua panela elétrica não mantém o arroz automaticamente aquecido depois de cozido, você deve consumi-lo ou refrigerá-lo assim que ele ficar pronto para evitar uma intoxicação pela bactéria bacillus cereus.[5]


FONTES E CITAÇÕES

- 1 www.gourmetsleuth.com
- 2 www.usarice.com
- 3 3,0 3,1 www.usarice.com
- 4 recipes.howstuffworks.com
- 5 http://en.wikipedia.org/wiki/Bacillus_cereus


FONTE: pt.wikihow.com/Cozinhar-Arroz-em-uma-Panela-Elétrica
_

CALENDÁRIO 2019

CALENDÁRIO 2019
COMPRE AQUI!